Agricultores indianos plantaram 1,96 milhão de hectares com arroz do verão até o momento, mostraram dados do Ministério da Agricultura do país nesta sexta-feira (24/06), uma queda de 46% no comparativo anual, principalmente devido ao fraco início das chuvas de monções.
LEIA TAMBÉM: Traders elevam compras de arroz indiano após proibição do trigo
Agricultor colhe arroz em Agartala, na Índia (Foto: REUTERS/Jayanta Dey)
A perspectiva, no entanto, é positiva à medida que a monção ganhou força. As chuvas de verão cobriram mais da metade do país, com o déficit de chuvas sendo reduzido para 2% de 36%. O plantio acabou de começar, e a área sob arroz pode aumentar com as chuvas de monção, disse B.V. Krishna Rao, presidente da All India Rice Exporters Association.
▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje
Os agricultores geralmente começam a plantar arroz, milho, algodão, soja, cana-de-açúcar e amendoim, entre outras culturas, a partir de junho, quando as chuvas de monção normalmente chegam à Índia. A semeadura geralmente dura até julho.
saiba mais
BSBios vai investir mais de R$ 550 milhões em usina de etanol de cereais
Projeto prevê imposto de exportação de grãos e carnes em caso de escassez
As chuvas de monção desempenham um papel crucial na agricultura – que emprega quase 50% da força de trabalho da Índia – já que quase metade das terras agrícolas do país não tem irrigação. Os números de plantio também estão sujeitos a revisão dependendo do progresso da estação das monções de junho a setembro.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural