O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado que as ações da Petrobras voltarão a cair na segunda-feira com a apresentação de um pedido de instalação de CPI na Câmara dos Deputados, e estimou que a petroleira pode perder 30 bilhões de reais em valor de mercado.
Bolsonaro defendeu na véspera a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o conselho da estatal petrolífera, após chamar de "traição" com o povo o mais recente aumento no preço dos combustíveis anunciado pela empresa no mesmo dia.
LEIA TAMBÉM: Com Bolsonaro pedindo CPI, Petrobras entra na mira do Congresso
Também na sexta-feira, as ações da Petrobras desabaram mais de 6%, resultando em perda de valor de mercado de 27,3 bilhões de reais. O anúncio de mais um reajuste nos preços dos combustíveis ampliou preocupações de maior pressão política sobre a estatal.
"Na última sexta-feira, infelizmente, com o anúncio do aumento dos combustíveis… a Petrobras perdeu no seu valor (de mercado) 30 bilhões de reais. Acredito que na segunda-feira, com a CPI, vai perder outros 30", disse Bolsonaro em discurso durante evento religioso em Manaus.
saiba mais
Reajuste da Petrobras pode neutralizar mudança no ICMS dos combustíveis, avalia consultor
"Conversei ontem com o líder do governo e com o presidente da Câmara para a gente abrir uma CPI na segunda-feira. Vamos para dentro da Petrobras. É inadmissível, com uma crise mundial, a Petrobras se gabar dos lucros que tem", afirmou.
O alto preço dos combustíveis tem sido um complicador para a campanha à reeleição de Bolsonaro, segundo uma fonte da sua campanha informal.
No mais recente reajuste, a Petrobras anunciou elevações de 5,18% para a gasolina e de 14,26% para o diesel, valendo a partir deste sábado.
Presidente Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
Source: Rural