Skip to main content

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse neste sábado (18/6) que está no processo de decidir sobre a flexibilização das tarifas norte-americanas sobre a China e que planeja conversar em breve com o presidente chinês, Xi Jinping. A informação é da agência de notícia Reuters.

Os dois governos assinaram um acordo comercial, ainda durante a administração de Donald Trump na Casa Branca, no ano de 2020. O tratado, assinado em janeiro daquele ano, estabelece uma série de tarifas sobre produtos originários da China, que chegam a somar US$ 300 bilhões, além da obrigatoriedade de compras de produtos americanos por parte da dos chineses, inclusive agrícolas.

LEIA TAMBÉM: Agência dos EUA deve reexaminar impacto do glifosato à saúde

Neste momento, a administração Biden, que herdou a situação de guerra comercial dos Estados Unidos com a China, está sob pressão na área econômica, com o país enfrentando a maior inflação dos últimos 40 anos. A situação levou o Federal Reserve, o banco central, a elevar as taxas de juros, na tentativa de frear a atividade econômica e a escalada dos preços.

O presidente americano não disse quando poderia conversar com o presidente chinês. Reportagem do jornal South China Morning Post, citando uma informação de origem anônima, afirma que um possível ligação poderia ser feita no mês de julho. No entanto, qualquer reunião entre Joe Biden e Xi Jinping poderia ocorrer apenas no final do ano, depois do congresso do Partido Comunista Chinês.

 

saiba mais

Suspensões de frigoríficos derrubam preço do boi-China e pecuaristas têm prejuízo

 

Segundo a publicação, a expectativa de uma reunião entre Biden e Xi ganhou força depois de um encontro pessoal entre o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos e Yang Jeichi, considerado o principal diplomata chinês, na última segunda-feira. A mais recente conversa entre os dois presidente foi no dia 18 de março, por telefone.

O South China Morning Post lembra que, nesta semana, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que o governo está procurando "reconfigurar" as tarifas. A representante de comércio, Katherine Tai, no entanto, já afirmou que o combate à inflação não pode ser o único foco na discussão sobre as tarifas da China.

Presidente americano Joe Biden não sinalizou quando deve conversar com o chinês Xi Jinping (Foto: Andrew Harnik/Pool via REUTERS)

 
Source: Rural

Leave a Reply