Um surto de gripe aviária tem se espalhado pelos Estados Unidos e pela França, dizimando milhões de aves poedeiras. Segundo cálculos da agência Reuters a partir de dados do governo americano, os Estados Unidos perderam 19 milhões de galinhas em fazendas comerciais.
Leia Também: Granjas gigantes investem em ovos de galinhas livres, mas setor recua
Segundo cálculos da agência Reuters a partir de dados do governo americano, os Estados Unidos perderam 19 milhões de galinhas em fazendas comerciais (Foto: Reprodução/G1/TV Anhanguera)
Esse vírus mortal vem se espalhando de uma forma muito rápida, o que assusta o setor de aves. A França está passando pelo pior surto de todos os tempos, lá a doença já levou 8% das galinhas poedeiras do país para o abate, visto que não existe cura para a gripe aviária.
A oferta reduzida de Estados Unidos e França, somada à guerra entre Rússia e Ucrânia, tem feito o preço dos ovos dispararem em todo o mundo. A guerra também está interrompendo o embarque de ovos e todas as outras mercadorias para países da Europa e do Oriente Médio.
saiba mais
Guerra na Ucrânia eleva preço do frango no Brasil
Aqui no Brasil, o preço dos ovos está subindo principalmente devido a uma procura maior por parte dos consumidores que têm trocado a carne por ovos.
O Brasil também exporta ovos. Os principais destinos do nosso produto no exterior são os Emirados Árabes. Em 2021, o Brasil aumentou em 81% a venda de ovos para outros países.
Ouça o CBN Agro, de segunda a sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e às terça-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural