Skip to main content

Confira os destaques desta segunda-feira (18/4)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

Área de reforma agrária é cedida para mineração

Criado em 1970, ainda durante o regime militar, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é uma autarquia federal cuja missão prioritária é executar a reforma agrária e realizar o ordenamento fundiário nacional. Contudo, em Senador José Porfírio, no Pará, esse papel foi deixado de lado para apoiar a exploração de ouro em 2,43 mil hectares de terras destinadas ao assentamento de agricultores familiares. Elas foram cedidas pelo órgão a uma mineradora canadense, a Belo Sun, cujo projeto é alvo de pelo menos sete ações judiciais apontando irregularidades no seu licenciamento ambiental. De acordo com a defensora pública Bia Albuquerque, a Belo Sun realizou a compra de três áreas de terras públicas federais somando 1.734 hectares.

Acampamento da Belo Sun Mineração (Foto: Divulgação Belo Sun)

 

Conflitos no campo

 

A disputa por terra em áreas de fronteira agrícola e de mineração levou à morte de 144 pessoas em 2021, sendo 35 delas alvo de assassinatos e 109 vítimas da violência que marcou essas regiões em 2021. É o que aponta um levantamento divulgado nesta segunda-feira (18/04) pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e que destaca  a ocorrência de dois massacres nesse período, sendo um na terra indígena Yanomami em Roraima e outro no acampamento de trabalhadores rurais sem terra Ademar Ferreira, em Rondônia. Rondônia foi o estado com o maior número de assassinatos (11) e onde ocorreu um dos massacres em 2021. Maranhão vem em seguida com 9 assassinatos, seguido de Roraima, Tocantins e Rio Grande do Sul, cada um com 3 assassinatos.

Capsulas de munições usadas durante massacre de trabalhadores sem terra em Rondônia (Foto: Divulgação/CPT)

Trigo cresce e soja cai

As importações chinesas de trigo somaram 870 mil toneladas em março de 2022, aumento de 95,1% na comparação com março de 2021 de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (18/04), pelo Departamento de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês). Em termos de valores, as importações de trigo no período totalizaram US$ 329 milhões, alta de 141,4% ante igual mês do ano passado. Nos três primeiros meses do ano, a China importou 3,05 milhões de toneladas do cereal, aumento de 4,6% na comparação anual. Segundo a Gacc, a China importou 6,35 milhões de toneladas de soja no terceiro mês do ano, recuo de 18,2% ante igual período do ano anterior.

Plantação de trigo (Foto: REUTERS/Enrique Marcarian)

 

Carne suína

A China registrou sua maior produção trimestral de carne suína em mais de três anos de janeiro a março, refletindo o aumento na criação após um declínio causado por doenças. A China produziu 15,61 milhões de toneladas de carne suína nos primeiros três meses do ano, um crescimento de 14% em relação ao ano anterior, mostraram dados do National Bureau of Statistics. Foi a maior produção trimestral desde o último trimestre de 2018. A produção de carne suína da China atingiu 52,96 milhões de toneladas no ano passado, pouco abaixo das 53,4 milhões de toneladas produzidas em 2017, à medida que a produção se recuperava rapidamente de um surto devastador de peste suína africana que varreu o país em 2018 e 2019.

Criação de suínos em Yaji, ChinA (Foto: REUTERS/Thomas Suen)

 

Seguro por quebra de safra

As seguradoras pagaram aos produtores brasileiros aproximadamente 4,5 bilhões de reais em indenizações nos dois primeiros meses do ano, principalmente pela quebra de safras de soja e milho verão na região centro-sul, informou o Ministério da Agricultura nesta segunda-feira (18/04). O montante é apenas 900 milhões de reais inferior ao total pago ao longo de 2021, quando o problema maior foi com a safra de milho. No caso da soja, o país teve uma colheita recorde no ano passado, demandando menor acionamento do seguro para a oleaginosa. O ministério disse ainda que o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) em 2021 recebeu 1,18 bilhão de reais do governo, o que permitiu auxiliar financeiramente a contratação de 217.934 apólices.

Produtor lavoura soja (Foto: Foto: Thinkstock)

Fundo para clima e pandemia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) espera que seus membros façam promessas "significativas" de suporte para seu recém-aprovado Fundo de Sustentabilidade e Resiliência durante as reuniões do FMI e do Banco Mundial que começam nesta semana, disse uma autoridade do Fundo. A diretoria do FMI aprovou a criação do novo fundo na semana passada para ajudar países de baixa e média renda a lidar com desafios de longo prazo, como mudanças climáticas e pandemias, com o objetivo de levantar ao menos 45 bilhões de dólares.

Logo do Banco Mundial da ONU (Foto: REUTERS/Johannes P. Christo)

Centro-sul elevará mais produção de etanol

A moagem de cana-de-açúcar do centro-sul do Brasil em 2022/23 está estimada em 558 milhões de toneladas, alta de 6,7% ante a temporada anterior, e a nova safra deverá ser mais "alcooleira", com o etanol tendo uma melhor remuneração em relação ao açúcar, avaliou nesta segunda-feira (18/04), a Job Economia e Planejamento. A produção de etanol de cana crescerá 8,75%, para 26,10 bilhões de litros, enquanto a fabricação de açúcar do centro-sul terá aumento de 4,3% em 2022/23, para 33,5 milhões de toneladas, com uma recuperação dos canaviais após sérios problemas climáticos no ciclo anterior, disse a consultoria.

Colheita de cana-de-açúcar (Foto: REUTERS/Chalinee Thirasupa)

Exportadores promovem carne suína em feira

Impulsionada pela recente abertura do mercado canadense para a carne suína do Brasil, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), vai liderar uma ação setorial com agroindústrias de suínos e de aves durante a Sial Canadá, feira de alimentos, que ocorrerá de quarta-feira (20/04) até sexta-feira (22/04), em Montreal. De acordo com a ABPA, na edição canadense da Sial, o setor terá encontros de negócios com importadores e potenciais clientes. Em pauta, estará a renovação da parceria bilateral para complementação da produção local de carne de aves, e o reforço da posição brasileira como fornecedor de carne suína de alta qualidade.

Suínos (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

 
Source: Rural

Leave a Reply