O aumento dos preços dos fertilizantes, que está impactando nos custos da produção agrícola brasileira, deve limitar o crescimento da área plantada com soja na próxima safra, que começa a ser plantada em setembro deste ano. De acordo com estimativa do ItaúBBA, o incremento pode ser se apenas 0,5%, o que, se confirmado, será o menos ritmo de expansão dos últimos 15 anos, abaixo da média que, segundo o banco, foi de 1% ao ano.
O Brasil vem ampliando a sua área plantada de soja há mais de uma década, principalmente sobre áreas de pastagem, o que era possível com a oferta maior de fertilizantes, que possibilitava fazer a correção necessária no solo para a semeadura do grão. Mas o fertilizante mais caro eleva muito esse custo.
Nas contas do ItaúBBA, o custo para converter uma área de pastagem em soja duplicou. Hoje, para fazer essa conversão, a despesa chega a R$ 7 mil. Historicamente, é de R$ 3 mil. A safra de soja começa a ser plantada em setembro. A projeção inicial é de uma colheita de 140 milhões de toneladas, caso o clima seja mais favorável.
Ouça o CBN Agro de segunda a sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e às terças-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.
Plantio de soja (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
Source: Rural