Skip to main content

As chuvas regulares vão manter as condições favoráveis ao desenvolvimento de todas as lavouras em abril. De acordo com a Rural Clima, para o milho safrinha, soja safrinha, algodão, feijão, café, cana-de-açúcar, laranja e outras, as previsões são boas, já que não haverá ausência total de chuvas, nem chuvaradas intensas que possam atrapalhar.

LEIA TAMBÉM: Quando começa a fazer frio em 2022? Temperatura deve cair mais cedo este ano

Chuva no campo (Foto: Getty Images)

 

“O fenômeno La Niña vem perdendo força e o clima entra em neutralidade. Nos próximos 90 dias a tendência é de chuva concentrada sobre o Sul, o que é normal para essa época do ano”, afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima. O especialista afirma também que essas chuvas devem atingir, além dos estados sulistas, algumas áreas de São Paulo e do sul do Mato Grosso do Sul.

A massa de ar polar que avançou no Sul, levou ao declínio agudo das temperaturas. Muitas cidades da metade sul do estado gaúcho amanheceram com temperaturas baixíssimas, e o frio vai continuar intenso, porém, ele afirma que não há previsão de geadas que possam trazer problemas ao milho safrinha e à soja.

saiba mais

Outono começa com uma dúvida: quanto tempo dura o La Niña?

Níveis dos rios Amazonas e Tapajós atingem cota de alerta no Pará

 

Enquanto isso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue muito ativa neste ano no centro-norte do Brasil, causando chuvas torrenciais no norte do Mato Grosso, Pará, norte do Tocantins, do Piauí e do Maranhão, e algumas áreas do interior do Nordeste, e devem se manter.

“A tendência é de que ainda ocorram chuvas, porém a cada semana, elas diminuem de intensidade gradativamente. Para o milho safrinha, essas chuvas darão boa condição ao desenvolvimento das lavouras pelos próximos 20 dias. Mas, as regiões do cerrado mineiro, nordeste de Goiás e oeste da Bahia poderão ter chuvas muito irregulares, onde formou-se um bolsão. Isso não vai dar segurança ao milho safrinha nessas regiões”, finaliza Santos.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply