Skip to main content

A armazenagem é fundamental para a produção agrícola, seja fora ou, principalmente, dentro da propriedade. Além da conservação dos grãos, uma estrutura de silos e armazéns é imporrante para a gestão comercial, já que o produtor, tendo como estocar a colheita, consegue olhar melhor o mercado e decidir pelo melhor momento de vender.

Nesse processo, o produtor deve ficar atento aos fatores que podem levar a descontos no valor do seu produto. Stelito Neto, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), lembra que fatores como os níveis de umidade e de impurezas são os principais a serem considerados.

Como calcular os descontos de armazenagem de forma correta? Os cálculos podem ser feitos por fórmulas específicas que considerem os diversos fatores. E para facilitar a vida do produtor, há ferramentas disponíveis na internet, desenvolvidas por especialistas de universidades e até pela própria Conab. Conheça, faça as contas e gerencie de forma mais eficiencia suas armazenagem e sua comercialização.

LEIA TAMBÉM: Guerra faz frete subir quase 300% e preocupa produtores de frutas do Brasil

Armazém com milho em Sorriso (MT). Produtor deve ficar atento aos níveis de umidade e impureza na hora de calcular descontos sobre o seu produto  (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

 

Quebras de impureza e umidade

Quando os produtos vindos das lavouras chegam aos armazéns, está junto com outros materiais, como terra ou folhas. Na armazenagem, existem padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre presença desses elementos. Esses resíduos devem ser identificados na etapa de classificação do produto e, a partir disso é feito o cálculo comparando a porcentagem encontrada na carga com o padrão.

De modo semelhante, é feito o cálculo para a umidade, também levando-se em consideração a classificação do grão e os padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura. A partir da relação, principalmente, entre esses dois fatores, é calulado o desconto.

saiba mais

Falta de navios encarece fertilizantes e dificulta importação do insumo

Lockdown na China deve aumentar atraso logístico e manter frete caro

 

 

Ferramentas auxiliam o produtor

Ferramentas disponíveis na internet ajudam a fazer essas contas de forma mais prática e rápida. Uma desla foi desenvolvida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Por um site da UFV, basta preencher os campos com os números de umidade, impireza, além da massa total que foi entregue ao local de armazenagem. O sistema faz a conta automaticamente.

Ferramenta online da Universidade Federal de Viçosa para estimar descontos de armazenagem (Foto: Reprodução/UFV)

 

Outra opção, para quem prefere usar a ferrameta nos dispositivos móveis, é o aplicativo Descontos de Armazenagem, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O programa está disponivel apenas para usuários do sistema Android. Além dos fatores de umidade e impureza, o produtor pode alimentar o sistema com dados como o preço da saca e os dias previstos de armazenamento do produto. Da mesma forma, a ferramenta traz o resultado automaticamente.

Ferramenta para calcular descontos de armazenagem da Conab(Foto: Reprodução/Conab)

 

saiba mais

Governo estuda reduzir encargo sobre frete marítimo

Greve de ferroviários ameaça fertilizantes no Canadá, um dos maiores fornecedores do Brasil

 

Stelito Neto, da Conab, explica ainda que, como os grãos não deixam de se metabolizar enquanto estão armazenados, conforme o tempo passa, existe uma redução natural na massa dos produtos. Esse fator, chamado de “quebra técnica”, também influencia em perdas aos agricultores e, portanto, deve ser considerado.

Sobre os cálculos, Neto relembra que os valores obtidos não são absolutos. “O aplicativo não está determinando o preço de forma alguma, ele faz estimativas para que o produtor possa se organizar”. Assim, recomenda que os agricultores façam as contas junto aos prestadores de armazenamento para que não enfrentem perdas evitáveis.

*edição Raphael Salomão

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply