Skip to main content

A ora-pro-nóbis é conhecida pelo seu alto teor de proteína, o que lhe rende apelidos como “carne vegetal”. A hortaliça faz parte de um grupo alimentício chamado de PANC, abreviação de Plantas Alimentícias Não-convencionais. Como o próprio nome indica, embora sejam comestíveis, não são tão populares e muita gente não conhece os benefícios nutricionais.

Leia Também: Nove benefícios do limão: ajuda na imunidade e é bom para a pele

Ora pro nóbis (Foto: Foto: Reprodução/Etec Trajano Camargo)

 

Rica em minerais como cálcio e ferro, a ora-pro-nóbis é, ainda, fonte de fibras e vitaminas A, C e do complexo B. O uso é mais comum em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás, mas aos poucos, tem ganhado mais espaço no território nacional. Até porque, entre suas características está a facilidade de plantio e cultivo.

"Rogai por nós"

O nome popular da Pereskia aculeata, a ora-pro-nóbis, vem do latim. Quer dizer “rogai por nós”, expressão muito usada em missas católicas.Também é possível ouvir outras derivações do nome como lobrobó ou orabrobó. A planta, que pertence à família das cactáceas, é originária dos Estados Unidos. É resistente a lugares mais secos e se adapta a diferentes climas e tipos de solo. Por isso, é uma boa opção para produtores que estão aprendendo a cultivar hortaliças. A ora-pro-nóbis também pode ser usada como cerca viva. Quando cresce fica parecendo um arbusto. Cheia de espinhos, evita a entrada de invasores.

saiba mais

Camu-camu: conheça a fruta que tem 20 vezes mais vitamina C que a acerola

Nove benefícios da melancia: hidrata e faz bem para o coração

 

Ora-pro-nóbis é rica em proteína

De acordo com estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a ora-pro-nóbis é um boa fonte de proteína, com uma composição de aminoácidos relevante do ponto de vista nutricional, com destaque para a leucina, fenilalanina e lisina. As folhas possuem aproximadamente 25% de proteínas, nível elevado em comparação com vegetais  mais conhecidos, como o espinafre, que tem teor de 2,2%. A planta é rica em ferro, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, zinco, zinco, cobre, cobre, além de fibras, vitaminas e carboidratos.

É antioxidante e anti-inflamatória

A ora-pro-nóbis é considerada uma planta medicinal. Possui compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória que ajudam na regeneração das células e na prevenção de doenças como o câncer. Seus altos níveis de cálcio e magnésio fazem bem para para a saúde cardiovascular, dos ossos e articulações e do intestino, evitando a prisão de ventre. A planta também é usada em tratamentos contra o colesterol e para recuperar a pele em casos de queimadura.

Pode ser usada em diversas receitas

A parte comestível da planta são as folhas, que podem aparecer em diversas receitas, como sopas, omeletes, tortas e refogados. Pode ser consumida in natura em saladas, servindo de acompanhamento do prato principal. Na culinária mineira, o prato “galinha caipira com ora-pro-nóbis” está entre os mais tradicionais. Algumas pessoas também usam a hortaliça para enriquecer a farinha, massas e pães.

saiba mais

Oito benefícios da banana: fruta ajuda a dormir melhor e é boa para a pele

Como espantar pássaros da horta? Especialista dá dicas

 

 

Como plantar ora-pro-nóbis?

 

O plantio da ora-pro-nóbis é fácil e pode ser feito de maneira doméstica em quintais ou jardim. Para os produtores que desejam investir no cultivo da planta, a Embrapa Hortaliças desenvolveu um sistema de produção, levando em consideração boas práticas agrícolas com foco na sustentabilidade. Além de informações sobre o espaçamento e o manejo de podas, a pesquisa apresenta informações sobre a produção de mudas, adubação, irrigação, entre outros temas que vão ajudar o agricultor.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply