O preço da soja no mercado brasileiro caiu nos últimos dias, com a queda do dólar e a proximidade da finalização da colheita da safra 2021/2022 no país. O indicador medido pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com base no Porto de Paranaguá, voltou a ficar abaixo de R$ 200 a saca de 60 quilos.
LEIA TAMBÉM: Por que o dólar está caindo e o que o agronegócio tem a ver com isso
Entre os dias 18 e 25 de março, a referência medida pela instituição recuou 4,3%. Na sexta-feira (25/3), fechou a R$ 193,27 a saca. Os pesquisadores apontam também o início da colheita na Argentina e a expectativa de aumento de área plantada com soja nos Estados Unidos como fatores de pressão sobre as cotações da oleaginosa neste momento.
Já entre os derivados, os pesquisadores do Cepea destacam que os preços do farelo também tiveram recuo nos últimos dias. Além da queda nas cotações do grão, os compradores não sinalizaram a necessidade de negociar volumes maiores, já que estariam estocados para o curto e médio prazo.
saiba mais
Quem ganha com as tarifas de exportação de soja na Argentina
No mercado de óleo de soja, o momento é de baixa liquidez, de acordo com o Cepea. "A disparidade entre os valores de compradores e vendedores é alta, uma vez que parte das indústrias ainda não repassou a queda do grão para o derivado, com pedidas acima da paridade de exportação", diz a instituição, em nota.
Navio com soja em Paranaguá (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)
Source: Rural