Produtores de 16 municípios mineiros vão receber assistência técnica da Emater-MG em um projeto de desenvolvimento rural sustentável. A iniciativa tem financiamento do Fundo de Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, por meio de cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
LEIA TAMBÉM: Unidades de conservação são qualificadas em programa de concessões
Integração lavoura-pecuaria-floresta (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
A empresa mineira foi a vencedora da concorrência pública no contrato de prestação de serviços de R$ 349 mil, com duração de 12 meses. O plano é executar as ações em projetos de baixo carbono com foco na recuperação de pastagem degradada e na implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). O atendimento será presencial e virtual.
Foram selecionadas 45 propriedades em Abaeté, Araçaí, Caetanópolis, Cordisburgo, Curvelo, Guarda-Mor, Ituiutaba, João Pinheiro, Paracatu, Paraopeba, Pompéu, Prata, Sete Lagoas, Uberlândia, Unaí e Vazante.
A escolha da Emater-MG para executar as ações foi feita pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), responsável pela execução e administração do projeto chamado Agricultura de Baixo Carbono e Desmatamento Evitado para Reduzir a Pobreza no Brasil – Desenvolvimento Rural Sustentável no Cerrado. O instituto também selecionou as propriedades mineiras que vão receber a assistência.
“Esse projeto, além de mostrar a preocupação com o aumento de renda no campo, que é um dos grandes objetivos da Emater, também tem toda a preocupação ambiental com as propriedades”, afirmou em nota da assessoria o diretor-presidente da empresa mineira, Otávio Maia.
saiba mais
Desmatamento da Amazônia em 2021 cresce 29% e é o maior em 10 anos, diz Imazon
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural