Abóbora de 1,2 tonelada, morango de 18 centímetros, abacate que alimenta 20 pessoas. Embora não sejam comuns, os legumes e frutas gigantes existem e estão espalhados pelo mundo. Cultivados por produtores rurais especialistas no ramo ou encontrados por sortudos, esses alimentos com tamanhos que impressionam vão parar em competições e até no Livro dos Recordes. Confira, a seguir, os sete maiores vegetais do mundo.
Leia também: Abobrinha de 56,75 kg impressiona em campeonato de vegetais gigantes
Abóboras gigantes esperam na fila para sua pesagem em uma competição de 2014 em Kasterlee, Bélgica (Foto: Wiktor Dabkowski – dpa/Corbis)
1- Abóbora de 1,2 tonelada
Um dos recordes mais recentes é o da abóbora mais pesada do mundo. Em setembro de 2021, o italiano Stefano Cutrupi, da comuna toscana de Radda, ganhou o título durante a décima edição do “Campeonato della Zuccone”. Para se ter noção do tamanho do vegetal, um Fiat Uno Mile pesa 810 kg. Já a abóbora de Stefano pesa 1.217,5 kg, ganhando primeiro lugar no campeonato italiano e também no Campeonato Europeu de Abóboras Gigantes, em Ludwigsburgo na Alemanha.
O italiano entrou para o livro dos recordes com uma abóbora que pesa mais do que um carro de pequeno porte (Foto: Guiness World Records)
2- Dez morangos em 1
O israelense Ariel Chahi entrou para a história com o maior morango do mundo. Pesando 289 g, com 18 cm de comprimento, 4 cm de largura e 34 cm de circunferencia, a fruta é mais pesada que um celular. O morango é da variedade Ilan, cultivado pelo negócio da família de Ariel. O produtor israelense explicou, em entrevista para o Guinness, que em janeiro de 2021 estava particularmente frio, levando o morango a se desenvolver de maneira mais lenta. Isso fez com que vários morangos se juntassem em uma só fruta gigante. Não é à toa que a fruta de Ariel tem o peso de uma caixa com 10 morangos em seu tamanho convencional.
O morango da variedade Ilan é cultivado principalmente em Israel e é conhecido por produzir frutas grandes (Foto: Guiness World Records)
saiba mais
Casal de agricultores colhe batata de quase 8 quilos, na Nova Zelândia
Garoupa de 450 kg é pescada na Índia; vídeo mostra peixe raro
3- Cenoura de 10 kg
O americano Christopher Qualley, da cidade de Otsego, Minnesota, entrou para o Livro dos Recordes em setembro de 2017 por colher uma cenoura que pesava 10,17 kg. Em entrevista para o Guinness, Chris afirmou que cultivar vegetais no quintal de sua casa virou um passatempo e plantar a maior cenoura do mundo era a sua meta. A única pessoa que experimentou um pedaço da cenoura foi a sogra de Chris. O restante do vegetal foi replantado com esperança de gerar sementes e cenouras ainda maiores.
Christopher Qualley é até hoje o recipiente no livro dos recordes para a cenoura mais pesada do mundo (Foto: Guiness World Records)
4- Manga colombiana gigante
Uma manga comum no mercado costuma pesar até no máximo 700g — inclusive, por ser um fruto de árvore, quanto mais pesada for a fruta, maior a probabilidade de cair antes de estar madura. Talvez por isso, o feito de Reina María Marroquín e German Orlando Novoa Barrera pareça impossível: eles entraram para o Livro dos Recordes com a manga mais pesada do mundo, batendo a marca de 4,25 kg. A fruta gigante atraiu diversas pessoas curiosas ao município de Guayatá na Colômbia em julho de 2020. Após documentar o tamanho, a família celebrou o feito comendo toda a fruta. Os fazendeiros também fizeram um molde para replicar a manga recordista, que será exibido no centro histórico do município.
Guayatá é um município de agricultores, e as mangas são cultivadas em pequenas quantidades para consumo familiar. (Foto: Guiness World Records)
saiba mais
De onde vem o aroma de baunilha? Quatro fatos sobre a planta caríssima
Oito benefícios da banana: fruta ajuda a dormir melhor e é boa para a pele
5- Cebola de 8,5 kg
A cebola de 8,5 kg foi cultivada na cidade de Harrogate, Inglaterra, por Tony Glover. O legume passou a ser reconhecido como detentor do recorde de maior do mundo em 2014 no festival de outono da cidade. Tony planta cebola há anos e conseguiu atingir o feito com muito sol, algo raro no país, e utilizando composto nitrogenado.
Tony Glover com a maior cebola do mundo (Foto: Guiness World Records)
6- Abacate havaiano
O abacate mais pesado do mundo foi colhido por uma família da ilha de Maui, no Havaí. Mark, Juliane e o pequeno Lohini Pokini são uma das famílias que produzem deliciosos abacates nas ilhas americanas. No fim de 2018, eles notaram que uma árvore em particular estava produzindo abacates da espécie avocado com tamanhos fora do comum. Eles decidiram chamar os verificadores do livro Guinness, e acabaram ganhando o recorde de fruta mais pesada, com 2,55 kg. Um fato curioso: o abacate da família Pokini poderia produzir um guacamole, prato típico da culinária mexicana, para alimentar 20 pessoas.
O Havaí é conhecido por produzir abacates gigantescos (Foto: Guiness World Records)
7- Melancia de 159 kg
O contador americano Christopher Kent, documentou, em outubro de 2013, a maior melancia do mundo. Com 159 kg, o recorde ainda não foi quebrado. Chris é da cidade de Sevierville, Tennessee, nos Estados Unidos, e viajou até o estado de Ohio com a fruta para participar de um festival de outono. À época, ele afirmou que é possível comer a melancia gigante, apesar de não ser muito doce e molhada como a hortaliça que se encontra nos mercados.
Christopher Kent bateu o recorde de melancia mais pesada do mundo em 2013 (Foto: Guiness World Records)
8- A maior mesa de frutas do mundo é brasileira!
A participação brasileira no recorde de vegetais é com a maior mesa de frutas do mundo. O feito foi organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e aconteceu em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, no dia 28 de julho de 2016 – Dia Nacional do Agricultor. O mostruário carregava 19 variedades de frutas, com uma mesa de 240 metros de comprimento e 1,60 m de largura. Para bater o recorde e entrar para o Guinness, foram utilizados 18.805 kg de frutas, que vieram de diversos estados. Depois da comemoração, todos os alimentos foram distribuídos para cerca de 6 mil pessoas que aguardavam no gramado da Esplanada.
Com maior mostruário de frutas do mundo o Brasil quebrou recorde e entrou para o Guinness Book (Foto: Guiness World Records)
Por que alguns vegetais crescem tanto?
Um estudo Universidade de Harvard feito em 2014 explica através da biologia como as abóboras gigantes surgiram. No caso dos legumes, o maior interesse para os cientistas era o sistema vascular, os canais que transportam açúcares e água. A grande descoberta foi que as plantas não modificaram a estrutura ou velocidade desses canais. Elas produzem uma maior quantidade de floemas, a medida que recebem uma abundância de nutrientes, como solo fértil, água e luz. Ano após ano, estudiosos continuam testando diferentes maneiras de produzir alimentos gigantes, visto que ainda não é possível identificar o limite de crescimento de cada espécie.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural