Skip to main content

O Equador confirmou na terça-feira que uma tartaruga gigante encontrada em 2019 nas Ilhas Galápagos é de uma espécie considerada extinta há um século.

O Parque Nacional de Galápagos está preparando uma expedição para procurar mais tartarugas gigantes na tentativa de salvar a espécie.

A tartaruga foi encontrada dois anos atrás na Ilha Fernandina, uma das mais imaculadas do arquipélago, durante uma expedição conjunta entre o Parque Nacional de Galápagos e a Conservação de Galápagos.

Ilha do arquipélago de Galápagos, no Equador, em 2013 (Foto: REUTERS/Jorge Silva)

 

Cientistas da Universidade de Yale a identificaram como a espécie "Chelonoidis phantasticus", que se acreditava extinta mais de um século atrás.

"A Universidade de Yale revelou os resultados de exames genéticos e a respectiva comparação de DNA que foi feita com um espécime extraído em 1906", disse o Parque de Galápagos em um comunicado.

Nas Ilhas Galápagos, que serviram de base para a "Teoria da Evolução das Espécies" do cientista britânico Charles Darwin no século 19, muitas variedades de tartarugas vivem junto com flamingos, atobás, albatrozes e cormorões — uma família de uma espécie de ave aquática.

saiba mais

Como criar tartaruga

 

Elas também abrigam muitos exemplares de flora e fauna ameaçados de extinção.

"Acreditava-se que ela estava extinta mais de 100 anos atrás! Reconfirmamos sua existência", escreveu o ministro do Meio Ambiente, Gustavo Manrique, em sua conta de Twitter.

A população atual de tartarugas gigantes de várias espécies está estimada em 60 mil, de acordo com dados do Parque Nacional de Galápagos.

Leia mais matérias na coluna Planeta Bicho no site da Globo Rural
Source: Rural

Leave a Reply