Skip to main content

Estima-se que até 2,3 trilhões de peixes são capturados globalmente por ano. Outros 167 bilhões de peixes, carangueijos e lagostas, e 530 bilhões de camarões, provenientes de fazendas aquáticas, viram comida anualmente. Para além desse número, a pesca intensiva também tem forte relação com a poluição dos mares e rios. 

Foi pensando nisso que a empresa Sinergia Animal lançou o e-book gratuito 15 Receitas Veganas Inspiradas no Mar. Nele, é possível encontrar vários pratos tipicamente feitos com frutos do mar, mas preparados com substitudos como tofu, jaca, berinjela, cogumelos, palmito, entre outros. 

saiba mais

Mapa colaborativo indica onde é possível colher jaca de graça

 

A seguir, confira três receitas veganas para deixar o peixe fora do prato:

Camarão vegano

 

(Foto: Olives for Dinner)

 

 

Ingredientes para o "camarão"
4 talos grandes de cogumelo eryngii cortados no formato de escalopes e mergulhados em água morna por 15 minutos, ½ xícara de farinha de arroz, 1 ½ xícara de leite de soja, 1 colher de chá de vinagre de maçã, ¾ xícara de farinha comum, ¼ xícara de amído de milho, 1 colher de sopa de alho em pó, 1 colher de sopa de cebola em pó, 2 xícaras de farinha de rosca, ou mais, se precisar, óleo de canola, para a fritura.

Ingredientes para o molho bang bang
1 xícara de maionese vegana*, ½ xícara de molho de pimenta doce, 2 colheres de sopa de pimenta sriracha, suco de 1 limão.

*Se maionese não for acessível ou facilmente encontrada em sua região, você pode substitui-la por iogurte vegano, tofu, batido ou mesmo fazer sua própria maionese. Apenas bata leite vegetal com o dobro de quantidade de óleo vegetal por alguns minutos e tempere como preferir (sal, pimenta, vinagre).

Modo de preparo
Corte cada escalope do cogumelo no meio, em formato de dois camarões, traçando uma linha ondular como se estivesse fazendo um símbolo yin-yang. Não precisa ser perfeito.

Em uma vasilha, adicione a farinha de arroz. Em outra vasilha, misture o leite de soja e o vinagre. Misture a farinha, o amido de milho e a cebola e o alho em pó. Então, misture devagar com os ingredientes da primeira vasilha. Se a misture estiver muito grossa, adicione um pouco mais de leite de soja, e não misture demais. Em outra vasilha, adicione a farinha de rosca.

Coloque alguns dedos de óleo numa pequena panela de fritura e aqueça a 160-180ºC.
Empane o camarão vegano em pequenos lotes (eu fiz 3 ou 4 por vez). Primeiro, remova o cogumelo da água, pressione-o sobre a mistura de farinha e então mergulhe-o na mistura de leite de soja. Deixe o excesso escorrer e o pressione sobre a farinha de rosca, até que fique
uniformemente revestido. Coloque os cogumelos no óleo quente e frite até dourarem. Transfira para um papel toalha para drenar enquanto frita os outros cogumelos.

saiba mais

Conheça a jovem brasileira que criou uma startup para produzir ovos à base de plantas

 

Ceviche de batata de veracruz

 

 

(Foto: Piloncillo & Vainilla)

 

 

 

Ingredientes:
900g de batata (da menor possível), 1 colher de chá de sal, ¼ colher de sopa de orégano seco, água para cozinhar as batatas, 1 xícara de suco de tomate, ½ xícara de ketchup, ½ xícara de suco de limão, ¼ xícara de suco de laranja, 2-4 colheres de sopa de molho de pimenta (tabasco), ¾ xícara de azeitonas verdes, ½ xícara de cebola picada, uma pitada de sal, ¼ xícara de coentro picado, 1 abacate cortado em cubos.

Modo de preparo:
Ferva as batatas com sal e orégano até que fiquem cozidas, porém ainda firmes. Enquanto isso, em uma vasilha, misture o suco de tomate, ketchup, suco de limão e laranja. Adicione uma pitada de sal e ajuste o tempero se necessário. 

Quando estiverem prontas, drene as batatas e as enxague em água fria e, então, as adicione aos outros ingredientes. Acrescente o coentro e misture gentilmente. Sirva o ceviche em copos ou cumbucas. Enfeite com os cubos de abacate.

saiba mais

Fazenda Futuro lançará no Brasil bacon feito 100% de plantas à base de tapioca

 

Sopa tailandesa de coco e caranguejo de jaca

 

Sopa tailandesa de coco e caranguejo de jaca (Foto: Olives for Dinner)

 

Ingredientes para a jaca:
20g de carne de jaca drenada, 1 colher de chá de flocos de alga marinha, 2 colheres de chá de óleo de canola.

Ingredientes para o caldo:
1 colher de sopa de óleo de gergelim tostado, 2 chalotas ou cebolas roxas cortadas, 1 pedaço de 2-3cm de gengibre picado, 4 cebolinhas fatiadas, 10 cogumelos shitake, cortados em 4 e sem a base, 6 dentes de alho picados, 1 colher de sopa de açúcar mascavo, 1 colher de sopa de pasta de amendoim, 1 colher de sopa de pasta de curry vermelho, 4 xícaras de caldo vegetal, 1 talo de capim-limão, cortada 2-3 pedaços (veja as notas), 3 colheres de sopa de molho shoyu, 1 xícara de leite de coco, suco de meio limão (role o limão sobre a mesa com as mãos antes de cortá-lo).

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Desfie a jaca em pedaços com um garfo ou faca, descartando quaisquer partes duras e sementes. Adicione os flocos de alga, mexa e então acrescente o óleo de canola, mexendo novamente. Espalhe em uma assadeira e cozinhe por 15 minutos. Mexa até que esteja praticamente seca, por mais uns 10 minutos.

Em uma panela grande, aqueça o óleo de gergelim em fogo médio. Adicione as chalotas, o gengibre e os pedaços de shitake e refogue por mais três minutos. Adicione o açúcar mascavo, as pastas de amendoim e curry.

saiba mais

Por que eu, o assador da turma, me tornei vegano

 

Mexe até misturar bem e, então, adicione o caldo, o capim-limão e o shoyu. Aumente o fogo para médioalto até começar a ferver. Diminua o fogo e cozinhe por mais 10-15 minutos.

Remova os pedaços de capimlimão. Adicione e mexa o leite de coco e o suco de limão e desligue o fogo. Distribua em dois pratos, cobrindo com a jaca e o manjericão.
Sirva imediatamente com o arroz ou a aletria, como preferir.
Source: Rural

Leave a Reply