Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (23/9) no site da Globo Rural.
PIB do agro
(Foto: Getty Images)
O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária brasileira cresceu 5,26% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período no ano passado. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23/9) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A crescente demanda internacional e a valorização do dólar em relação ao real foram apontados como fatores positivos, assim como a safra de grãos, pelo lado da oferta.
Governo rebate França
(Foto: © AFP e Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
O governo brasileiro emitiu nota oficial rebatendo relatório de especialistas da França que aponta riscos ambientais no acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Em nota conjunta, os ministérios da Relações Exteriores e da Agricultura defenderam a atuação do Brasil na preservação ambiental e negaram haver riscos à destruição da floresta amazônica.
Acordo Mercosul e UE
(Foto: Sérgio Zacchi)
Ex-ministro da Fazenda e do Meio Ambiente e ex-embaixador do Brasil em Washington (EUA) e Genebra (Suíça), Rubens Ricupero avaliou como “muito negativo” o discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da 75ª edição da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (22/9). Segundo ele, após a manifestação, não há chance do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia ser aprovado.
Covid-19 em frigoríficos
(Foto: Anffa Sindical/Divulgação)
Seis meses após a primeira notícia de contaminação por Covid-19 entre trabalhadores de frigoríficos no Brasil, a adoção de medidas de proteção contra a doença ainda opõe sindicatos e empresas no país. Além disso, a própria indústria admite que tem adotado por contra própria medidas extras às exigidas pelo governo para exportar carne.
Agricultura familiar protesta
(Foto: Contraf/Divulgação)
Movimentos de agricultores familiares protestam em 17 Estados e no Distrito Federal nesta quarta-feira (23/9) contra o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei 735/2020, que ameniza os impactos econômicos da pandemia do coronavírus sobre a categoria. Produtores reivindicam ajuda para amenizar impactos da crise, incluindo crédito emergencial e renegociação de dívidas.
Estatuto do Pantanal
(Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)
A criação de uma norma chamada "Estatuto do Pantanal" será uma das prioridades da Comissão Temporária Externa do Senado para acompanhar ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal, que aprovou o cronograma de trabalho nesta quarta-feira (23/9). O cronograma aprovado também prevê convite a Mourão e três ministros para audiência pública e visita ao MS.
Guia Alimentar
(Foto: Reprodução)
Cientistas de Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, México, Chile e África do Sul assinaram uma carta pedindo à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que não endosse uma nota técnica que sugere mudanças no Guia Alimentar para a População Brasileira. Em carta, eles citam que nota do Ministério da Agricultura sobre alterações evidencia falta de conhecimento científico e faz críticas injustificadas.
Fiscais agropecuários
(Foto: FFA Hugo Caruso/ ANFFA)
O Ministério da Agricultura anunciou que foi autorizada a nomeação de 140 médicos veterinários aprovados no último concurso público da pasta. Eles vão atuar como auditores fiscais agropecuários e reforçarão o Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Venda de flores na primavera
(Foto: Moskow/GovRJ)
A primavera começa com expectativa de aumento na venda de flores no Rio de Janeiro. A expectativa da Secretaria Estadual de Agricultura é de um aumento de 60% no consumo na estação, o que ajudará a recuperar o ano difícil que o setor atravessa em função da pandemia.
Source: Rural