Skip to main content

(Foto: Shutterstock)

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) iniciou, na última terça-feira (22/9), uma consulta pública para discutir mudanças nas regras que permitem a venda de etanol hidratado entre distribuidoras de combustível. Em nota, o órgão informa que o objetivo é proibir definitivamente essa prática. Atualmente, uma resolução da ANP permite essa comercialização, mas autoriza sua diretoria a suspendê-la por tempo indeterminado.

“A motivação da ANP para proibir esse tipo de comércio nos últimos anos está baseada em estudos de mercado que apontaram o aumento das vendas de etanol hidratado entre distribuidoras, com o objetivo de obter vantagem concorrencial por meio de inadimplência e sonegação de ICMS”, diz a ANP, em nota.

Segundo a Agência, a suspensão desse tipo de comercialização deu resultados, com diminuição dos volumes comercializados e também dos agentes de mercado que realizam essa prática. Desta forma, diz a nota, a revisão da norma visa sanear o que chama de “eventual falha regulatória” no mercado de etanol hidratado.

A consulta pública ficará em vigor durante 45 dias. Depois desse período, a ANP deve realizar uma audiência pública por videoconferência no dia 27 de outubro.

saiba mais

Compra de CBios por distribuidoras bate recorde na semana, diz Unica

Brasil terá cota adicional de 80 mil toneladas de açúcar nos EUA

 
Source: Rural

Leave a Reply