O bom clima em algumas regiões permitiu o avanço de trabalhos rapidamente no campo (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
O plantio de soja da safra 2018/2019 avançou 14,8 pontos porcentuais na semana encerrada em 12 de dezembro e alcançou 68,8% dos 17,9 milhões de hectares projetados para a temporada, segundo dados da Bolsa de Cereais de Buenos Aires em relatório semanal, divulgado na quinta-feira (13/12).
Estima-se que nos sete dias foram plantados mais de 2,6 milhões de hectares, um recorde para a safra atual. O bom clima em algumas regiões permitiu o avanço de trabalhos rapidamente no campo. Setores de Buenos Aires e La Pampa, no entanto, não tiveram progresso por causa das pesadas chuvas e tiveram até perdas causadas pelo granizo.
+ Soja: plantio chega à reta final no Rio Grande do Sul
O planto de milho também teve avanço, embora um pouco menor: foram 5,4 pontos porcentuais em uma semana, alcançando 46,7% dos 5,8 milhões de hectares projetados para a temporada. Boa parte dos campos começa a se recuperar das geadas da primavera – no norte de La Pampa, no oeste e centro de Buenos Aires, por exemplo, a semeadura de lotes se encontra abaixo do ritmo habitual por causa da baixa temperatura dos solos.
Com relação ao trigo, a colheita alcançou 57,4% da área estimada, com um volume acumulado de mais de 9,5 milhões de toneladas. Os maiores avanços foram no centro-norte de Córdoba, norte e centro-leste de Entre Rios. Nas regiões não afetadas pelas geadas, os rendimentos esperados são superiores aos da safra 2017/2018.
+ Indústria aumenta previsão para exportação de soja do Brasil
+ Acreditando em preços menores, compradores de soja ficam na espera
Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural