Plantio de soja no Paraná avançou 8 pontos porcentuais na semana (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
_O plantio da safra de soja 2018/2019 avançou 8 pontos porcentuais na semana, atingindo 9% da área prevista até a segunda-feira (17/9), informou o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná, em levantamento semanal.
Já a semeadura de milho de primeira safra avançou 24 pontos porcentuais ante a semana anterior, para 37% da área. Segundo o Deral, 94% das lavouras de soja estão em germinação e 6% em desenvolvimento vegetativo.
De milho, 75% das plantações estão em germinação e 25% em desenvolvimento vegetativo. Quanto à condição das lavouras, no caso do milho, 97% estavam em boa situação e 3% em situação média, enquanto 100% das plantações de soja estavam em boas condições.
Há um ano, 1% da soja estava plantada, e a semeadura do milho atingia 12%.
Leia também:
>> Plantio da safra de soja no Paraná atinge 1%; colheita de milho, 97%
>> Paraná deve manter área de soja e aumentar em 6% a de milho, diz Deral
Quanto à safra 2017/2018, a colheita de milho de inverno no Paraná avançou 2 pontos porcentuais, alcançando 99% da área, mesmo porcentual de um ano atrás. Da safra que ainda está no campo, 6% das plantações estão em boa situação, 54% em condições médias e 40% em situação ruim. De acordo com o Deral, 100% da safra está em maturação.
A colheita de trigo avançou 8 pontos porcentuais ante a semana anterior, para 11%, ainda com bastante atraso ante igual período do ano passado (46%). Conforme o Deral, 46% das lavouras estavam em boas condições, 35% em situação média e 19% em condições ruins. Até a segunda, 50% das plantações se encontravam em maturação, 34% em frutificação, 11% em floração e 5% em desenvolvimento vegetativo.
Leia também:
>> Maior demanda e alta do dólar sustentam preços da soja no Brasil
>> Perda no milho de 2ª safra puxa revisão da produção para baixo, diz IBGE
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural