Skip to main content

O frio e a chuva forte vão retornar à região Sul do Brasil. Ao longo desta semana, um novo sistema vai manter o tempo instável e as temperaturas baixas, principalmente no Rio Grande do Sul. Os maiores volumes devem ser vistos nas regiões de fronteira com o Uruguai, enquanto as demais áreas também podem ter pancadas.

LEIA TAMBÉM: Startup desenvolve sistema de previsão "hiper local" do tempo

Pancadas de chuva devem atingir grande parte do Rio Grande do Sul durante a semana (Foto: Divulgação/Unsplash (por Max))

 

 

 

De acordo com a Climatempo, até o fim da semana, o Sul vai seguir com temperaturas baixas. "As regiões sul e oeste do Paraná e de Santa Catarina podem ter alguns momentos com chuva e não se descarta o risco de chuva forte, principalmente a noite", informa.

Já nesta terça-feira (28/6), além da convergência de ventos, outra área de baixa pressão atmosférica vai se formar e dar origem a uma nova frente fria no período da noite. A combinação desses fatores vai deixar o tempo ainda mais carregado no Rio Grande do Sul.

"A previsão é de mais chuva, principalmente no sul e sudeste do estado, incluindo a região dos Pampas". Essa chuva deve ser frequente e com potencial alto em alguns momentos, com raios e rajadas de vento em torno de 60 km/h.

saiba mais

Climatempo alerta para risco de queimadas na Amazônia e Pantanal

 

Na quarta-feira (29/6), a chuva diminui na maior parte do Sul, e mesmo com a variação de nuvens, só deve chover em parte do leste do estado gaúcho. Na quinta-feira (30/6), o frio retorna com força ao longo da madrugada diante da chegada de uma massa de ar frio. "Com isso, o dia deve começar com geada em alguns pontos na Campanha Gaúcha e nas Serras Gaúcha e Catarinense, além do Planalto Catarinense", alerta a Climatempo.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

"Essa frente fria será rápida. Isso vai trazer de volta as condições favoráveis para o plantio do trigo que está bastante atrasado em grande parte das regiões produtoras do Sul", diz Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Para as demais regiões do Brasil, não há efeitos de passagens de novas frente frias. O especialista da Rural Clima esclarece que a tendência é de grandes oscilações com madrugadas frias, dias quentes, tempo firme e aberto e sem previsões de chuva.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply