O avanço de uma frente fria provoca chuva forte no Rio Grande do Sul e no sul e oeste de Santa Catarina e pode atingir áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. De acordo com a previsão da Climatempo, há expectativa para pancadas de chuva no oeste e sul de São Paulo, Rondônia, Acre e sudoeste do Amazonas.
LEIA TAMBÉM: Climatempo alerta para risco de queimadas na Amazônia e Pantanal
Lavouras de milho e trigo serão impactadas pelas chuvas do final de semana (Foto: Anthony Easton/CCommons)
Os trabalhos nas lavouras de trigo do Rio Grande do Sul foram interrompidos entre os dias 6 e 10 de junho, por conta das chuvas e pela alta umidade nos solos que impediam as operações. Segundo a Climatempo, a partir do dia 11/06, as atividades foram retomadas com maior intensidade na região oeste paranaense, onde a semeadura está antecipada em comparação com outras áreas.
▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje
"A chuva paralisa novamente as atividades de campo no Rio Grande do Sul, como o trigo, e também irá prejudicar os trabalhos de colheita da cana no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso, a chuva pode paralisar as atividades com o milho", alerta o boletim. No domingo (19), Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul deve ter os maiores volumes.
saiba mais
Como será o inverno 2022? Previsão é de estação mais seca que o normal
Após a passagem desta frente fria, a tendência é que entremos em um período seco e as próximas frentes tenham dificuldade para avançar sobre o norte do Paraná, Sudeste e Centro-Oeste, aponta a Climatempo. "Os sistemas ficam mais concentrados entre o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Consequentemente, o desenvolvimento do milho avança e não há risco para geada nesta cultura".
O destaque no Nordeste são as chuvas no leste da região pelos próximos dias, principalmente entre o Recôncavo Baiano e o estado da Paraíba já neste fim de semana. Na próxima semana, a partir de sexta-feira (24), se mantém as condições para chuva forte no leste e norte do Nordeste, chuvas intensas no norte do Amapá, norte do Pará, Roraima e norte do Amazonas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!
Source: Rural