Skip to main content

A extensão de terra preservada no Brasil é maior do que área dedicada à agricultura, segundo aponta o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Enquanto dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o País tem cerca de 352 milhões de hectares voltados à agropecuária, a área preservada nas últimas três décadas foi de 366 milhões de hectares.

LEIA TAMBÉM: Economia circular: o que é e como pode alavancar agricultura sustentável

Agrofloresta (Foto: Pretaterra/Divulgação)

 

Embora a área colhida no País tenha crescido de 4% para 5% do território nacional durante o período, "foi possível evitar o desmatamento de 366 milhões de hectares, ou o equivalente a 43% da extensão territorial brasileira", afirmou o órgão por meio de nota.

saiba mais

Código Florestal: especialistas apontam o que falta para lei avançar

 

 

Ainda de acordo com o Ipea, isso se deve à adoção de tecnologias como tropicalização dos cultivos, fixação biológica de nitrogênio, engenharia genética de plantas e animais, bem como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). A partir destas técnicas, é possível calcular o efeito poupa-florestas. Este índice aponta a proporção de terra que o país consegue poupar mantendo ou aumentando a produção agropecuária. 

“O efeito poupa-florestas no Brasil é o maior entre os países comparados”, disse José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, coordenador de Estudos em Sustentabilidade Ambiental do Ipea, ao ressaltar que esse indicador alcançou 43,2% do território nacional em 2020.

“A área poupada é maior do que a efetivamente utilizada na agropecuária brasileira, enquanto Alemanha e França sempre pouparam pouco em seus territórios”, explicou.

Efeito poupa-florestas como participação do território nacional por países (%) (Foto: Reprodução/Ipea)

 

 

Depois do Brasil, o país com melhor desempenho no indicador poupa-florestas é a Índia, com 34,5%. No entanto, o desempenho indiano esteve associado exclusivamente à produção agrícola, enquanto o brasileiro se deve aos ganhos de produtividade na agricultura e pecuária.

Em relação à pecuária, nesta proporção de área poupada, o País apresentou o melhor resultado produtivo tanto em rendimento quanto em peso de carcaça.

"Ademais, em termos de produção por unidade de emissão agropecuária, um quilo de alimento produzido hoje gera menos emissões de gases de efeito estufa do que no passado. O Brasil também liderou este indicador na pecuária", afirmou o Ipea.

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply