Skip to main content

A decisão do Banco Central americano de elevar a taxa básica de juros para conter inflação nos Estados Unidos fez as cotações de diversas commodities agrícolas despencarem. No caso dos grãos, a queda foi generalizada, atignindo soja, milho e trigo. Mas algodão, açúcar e, até, o suco de laranja também não ficaram de fora dos impactos negativos dessa notícia.

LEIA TAMBÉM: EUA liberam agricultura em áreas de conservação. Entenda possíveis efeitos

Os grãos foram as commodities mais afetadas pela decisão do Banco Central americano (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

 

Essa pressão para baixo ocorre porque, com o aumento dos juros, há uma expectativa de redução da atividade econômica do consumo e isso normalmente segura a inflação, ou seja, evita nova alta nos preços. Outro efeito desse juros alto é o fortalecimento da moeda americana; com o dólar mais alto, todos os produtos cotados nessa moeda ficam mais caros e isso tende a pesar contra as exportações dos Estados Unidos.

Como muitas commodities são cotadas em dólar, a formação de preço nos Estados Unidos influencia nos preços do mundo inteiro. Além disso, no caso de alguns produtos, principalmente grãos, há uma presença muito forte de fundos de investimento atuando na compra de contratos, como a soja e o milho, por exemplo.

Com o aumento da taxa básica de juros, boa parte dos investidores buscam colocar o seu dinheiro onde tem mais segurança e rentabilidade, ou seja, tiram desses mercados de commodities agrícolas, que são consideradas de bastante oscilação – portanto, de risco -, para colocar em mercados mais seguros e rentáveis.

saiba mais

Trigo cai em Chicago por pressão de colheita, milho sobe

Plantio da safra de milho avança nos Estados Unidos

 

 

 

É importante lembrar que, apesar dessa notícia ser baixista para os preços dos produtos agrícolas, existem alguns suportes ainda muito importantes apontados pelos analistas que ainda tendem a dar sustentação aos preços. O principal é a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Por outro lado, também tem uma expectativa de que o Banco Central americano continue aumentando os juros ao longo deste ano para evitar mais inflação nos Estados Unidos. Ou seja, essa notícia adiciona um elemento bastante importante para o mundo todo e tende a continuar tensionando os mercados e os preços dos alimentos.

Ouça o CBN Agro, de segunda a sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e às terça-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.

 
Source: Rural

Leave a Reply