A previsão do tempo para o feriado de Corpus Christi é do retorno da chuva para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Na quinta-feira (16), a frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul, e, na sexta-feira (17), o tempo começa a virar no restante das áreas do centro-sul brasileiro, indica a Climatempo.
LEIA TAMBÉM: Quando acaba esta onda de frio no Brasil? Especialista responde
Campo de trigo ao pôr do sol após a chuva (Foto: Envato Elements/belyaaa)
"O feriado prolongado no Sul do Brasil começa com tempo bastante instável. A formação de uma nova frente fria aumenta a nebulosidade e provoca pancadas de chuva na quinta-feira sobre quase todo o Rio Grande do Sul. No oeste de Santa Catarina e do Paraná, as pancadas de chuva começam na noite de quinta-feira", indica o boletim.
Na sexta-feira, a previsão é de céu nublado e muitas pancadas de chuva, com riscos de temporais e declínio de temperaturas nos três estados. Já no fim de semana, a frente fria se afasta e o tempo abre novamente no sábado (18) em praticamente toda a Região Sul. Porém, a Climatempo alerta que a previsão é de sol e frio, com possibilidade de geada nas áreas serranas.
Região Sudeste
O feriado começa com sol no Sudeste, com possibilidades de chuva apenas no litoral do Espírito Santo, mas a mesma frente fria do Sul muda o tempo a partir da sexta-feira. "As cidades no centro-oeste e sul de São Paulo já terão várias pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Na Grande São Paulo, na região da Baixada Santista e de Sorocaba, a chuva vem à noite".
No sábado, o tempo se mantém instável em todo o estado de São Paulo, com risco de chuva forte. A mesma frente fria provoca pancadas de chuva a partir da tarde no sul de Minas Gerais, na Zona da Mata Mineira, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e no centro-sul do do Rio De Janeiro. No domingo, o sistema avança ao Espírito Santo, causando chuvas no decorrer do dia.
▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje
"Quem for passar o feriado prolongado em cidades serranas como Petrópolis, Teresópolis, região de Penedo, sul do estado do Rio de Janeiro, sul de Minas ou na região de Campos do Jordão, deve ficar atento para noites frias e temperaturas amenas no restante dos dias. O frio não será intenso como no começo desta semana", alerta o boletim
Região Centro-Oeste
Se normalmente junho é um mês sem chuva no Centro-Oeste, em 2022 será diferente. "A frente fria deve trazer chuva em lugares que normalmente não choveria nesta época do ano".
Durante a quinta-feira, o sol vai aparecer forte em toda região, mas há previsões de pancadas de chuva para o centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, e para o oeste e noroeste de Mato Grosso.
Durante a sexta-feira, Goiás, Distrito Federal e boa parte de Mato Grosso terão sol e calor durante a tarde, porém a frente fria causa chuva forte sobre Mato Grosso do Sul e também no oeste e no sul de Mato Grosso. "Cuiabá e Campo Grande podem ter chuva moderada a forte, o que não é comum nessa época", diz o boletim.
saiba mais
Climatempo alerta para risco de queimadas na Amazônia e Pantanal
No sábado, há previsões de muita nebulosidade e chuva em quase todo o Mato Grosso do Sul, em Goiânia e centro-sul de Goiás, em Cuiabá e em áreas no centro-oeste e no sul de Mato Grosso.
Somente no domingo, o sistema perde forças no Centro-Oeste e o sol volta a predominar em boa parte da região. "Mas pancadas de chuva ainda devem ocorrer no sul de Goiás e em várias áreas de Mato Grosso do Sul, principalmente no centro-leste do estado".
Região Nordeste
O leste da região Nordeste é o destaque para as chuvas no feriado. Na quinta-feira, a previsão é de várias pancadas de chuva intercalados com sol no leste e nordeste da Bahia, em Sergipe Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e litoral do Piauí e do Maranhão. "O interior dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia passam a quinta-feira com muito sol e calor, com níveis de umidade que podem ficar em torno dos 30% nas horas mais quentes do dia".
saiba mais
Como será o inverno 2022? Previsão é de estação mais seca que o normal
As pancadas de chuva vão continuar desde o leste do Rio Grande do Norte até o nordeste e o litoral da Bahia na sexta-feira. "Chove inclusive em áreas de sertão de Sergipe e de Alagoas". De acordo com a Climatempo, cidades onde ocorrem Festas Juninas tradicionais, como Caruaru e Campina Grande, estão sujeitas à chuva a qualquer hora.
As pancadas de chuva vão continuar ocorrendo no litoral do Maranhão, do Piauí, em todo Ceará, no litoral leste do Rio Grande do Norte, no leste da Paraíba, de Pernambuco, em Sergipe e Alagoas até o fim da semana.
Região Norte
O ar seco vai predominar na região Norte durante o feriado, principalmente no Tocantins e em todo o centro-sul e leste do Pará. "Essas áreas terão muito sol durante todo o feriado prolongado, com temperaturas entre 34°C e 36°C durante a tarde e gradual queda dos níveis de umidade no ar".
As chuva podem acontecer em forma de pancadas com raios, principalmente durante a tarde e noite, nos seguintes estados: Amazonas, o Amapá, Roraima, Rondônia e Acre.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!
Source: Rural