Skip to main content

O governo alemão propôs um projeto de lei que prevê a criação de um novo selo a ser acrescentado nos rótulos de carne. O registro obrigatório deve especificar sob quais condições os animais foram criados nas fazendas até o momento do abate.

Muitos animais são levados doentes para o abate e isso é um dos problemas que a medida tenta resolver. Dados da Associação de Agricultores Alemães (DBV) mostram que cerca de 13,6 milhões de porcos morrem no país antes de serem abatidos.

LEIA TAMBÉM: Alemanha confirma surto de peste suína em área próxima da França

ONGs trabalham na Alemanha pedindo exames médicos regulares nas fazendas para verificar o estado de bem-estar dos animais quando entregues para o abate. As organizações desejam que, no futuro, medidas sejam implementadas para punir os fazendeiros que consistentemente entregam animais doentes e recompensem aqueles com histórico de espécimes saudáveis (Foto: Thinkstock)

 

Cem Özdemir, ministro da pasta de Nutrição e Agricultura da Alemanha, afirmou que o projeto, anunciado na última terça-feira (7/6), visa garantir a qualidade dos produtos e, assim, assegurar a disponibilidade de alimentos saudáveis no futuro.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Em entrevista ao jornal Deutsche Welle (DW), Bernhard Krüsken, secretário-geral da DBV, explica que já existem iniciativas para o rótulo de carnes frescas, porém, a obrigatoriedade da medida torna o país pioneiro na Europa acerca do tema.

Pelo projeto, as carnes precisam ser identificadas dentre os cinco métodos de criação: curral, curral com espaço extra, curral ao ar livre, livre em terreno aberto e orgânico. O selo deverá ser implementado em produtos vendidos online, em lojas de fazendeiros ou nos supermercados. E deve ser utilizado, em um primeiro momento, nos produtos de carne suína.

saiba mais

Livre de aftosa há 15 anos, Santa Catarina triplicou exportação de suínos

Governo federal anuncia crédito para criadores de suínos independentes

 

Segundo Krüsken, a medida é um passo na direção certa, mas é incompleta. Isso porque o texto não inclui, por exemplo, uma data para que a rotulagem obrigatória entre em vigor ou quando outros produtos deverão aderir ao selo, uma vez que, à princípio, a carne suína é a única prevista para receber a identificação.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​

*Com informações da DW
Source: Rural

Leave a Reply