Skip to main content

Húmus de minhoca é um tipo de adubo natural feito pela minhoca a partir de restos de matéria orgânica. As conhecidas substâncias húmicas, que ajudam a melhorar as características físicas, químicas e biológicas da terra para plantar, são o produto da digestão desses animais invertebrados. Veja para que serve, como fazer e como usar Húmus de minhoca na sua horta.

LEIA TAMBÉM: O que é compostagem e como fazê-la em casa

 

(Foto: Thassiane Ubida/ Embrapa)

 

 

 

 

 

 

 

 

No Brasil, existem aproximadamente  260 espécies de minhocas. Para a produção de húmus, as mais usadas são as minhocas Vermelha-da-Califórnia e a Gigante-Africana.

Os tipos de minhocários são variados e vão dos mais simples aos mais caros. Assim, para os agricultores familiares que desejam produzir o húmus para uso na propriedade, sem comercialização, o mais indicado é investir em um minhocário de baixo custo e pouca manutenção.

O que é  húmus de minhoca?

O húmus de minhoca é uma forma de reaproveitamento da matéria orgânica realizada pelas minhocas, explica de forma resumida, o engenheiro agrônomo do Quintal pelo Mundo, Maurício Andrião.

“As minhocas se alimentam de resto de folhas, de esterco ou de qualquer outro tipo de matéria orgânica que tenha no solo. Elas então transformam essa matéria orgânica em substâncias húmicas, que são conhecidas como fertilizantes naturais que melhoram as características físicas, químicas e biológicas do solo”, esclarece.

Como fazer húmus de minhoca?

 

De maneira geral, o processo de produção do húmus de minhoca é simples e pode ser feito tanto de forma profissional, ou seja, em minhocários de larga escala com espécies de minhocas selecionadas; quanto de forma caseira dentro de caixas d'água ou baldes.

Em ambos os casos o processo é o mesmo. “É preciso ter o resto de matéria orgânica disponível para as minhocas em um ambiente que tenha drenagem de água e que tenha ar.  Não é em um ambiente fechado. A caixa d'água, por exemplo, deve ser drenada, isto é, com furos embaixo como se fosse um grande vaso e a matéria orgânica deve estar ali para que a minhoca possa comer e transformar isso em húmus”, explica.

Para que serve o húmus de minhoca?

(Foto: Creative Commons)

 

O húmus de minhoca aprimora as características físicas do solo, pois melhora a descompactação do solo e a interação entre os nutrientes e entre as partículas. O engenheiro agrônomo explica que a terra fica mais porosa e que isso favorece a formação natural da microfauna, ou seja, os microorganismos no solo. 

Além de melhorar a estrutura física do solo, o húmus de minhoca também beneficia as características biológicas e químicas. “Isso porque também contém enzimas e hormônios naturais vegetais. Juntos, fazem com que as raízes cresçam mais, ajudam na disponibilização de mais nutrientes, além de auxiliar na dissolução de substâncias que estavam insolúveis”, complementa.

É possível fazer húmus de minhoca em casa?

Segundo Maurício Andrião, até quem mora em apartamento pode produzir o húmus de minhoca, pois é um processo que não exige muito espaço, nem gera sujeira. O especialista sugere juntar, numa caixa com boa drenagem de água, restos vegetais, terra não compactada e minhocas.

“Por exemplo, se você pega um abacate e coloca em cima da terra, no outro dia você vai ver a minhoca comendo essa fruta em cima da terra mesmo. Em aproximadamente 30 dias essa matéria orgânica terá sido transformada em húmus”, destaca.

Maurício acrescenta que a água que sai a partir da drenagem também é rica em nutrientes. Assim, funciona como um fertilizante natural que pode ser utilizado para irrigar a terra a cada 15 dias.

Como e quando usar o húmus de minhoca?

 

Para uma horta caseira, é recomendado em média o uso de 1 kg de húmus por metro quadrado, que deve ser misturado na terra na hora de fazer o canteiro. Maurício também sugere acrescentar, esporadicamente, mais um pouco de húmus por cima da terra dessa horta ou até mesmo de um vaso de planta.

O húmus de minhoca também pode ser comprado e transformado numa solução líquida. “Você pode pegar 1 kg de húmus e diluir em 10 litros de água. E aí vira o húmus líquido que pode ser aplicado na planta a cada 15 dias”, indica.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​ 
 
Source: Rural

Leave a Reply