Skip to main content

Confira os destaques desta segunda-feira (13/6)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Risco de queimadas na Amazônia e Pantanal

Queimadas podem voltar a tirar a tranquilidade das populações da Amazônia e Pantanal a partir de agosto. A redução das chuvas prevista para o inverno deve impactar novamente os biomas, agravando a possibilidade do fogo em setembro, segundo análise da Climatempo. Apenas no acumulado dos dois meses de 2021, o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 44.802 focos de calor. A seca mais severa está sendo esperada para o norte do Pantanal, em Mato Grosso. De acordo com Vinícius Henrique Lucyrio de Lima, meteorologista da Climatempo, produtores devem estar atentos inclusive para tempestades de poeira.

queimadas-amazonia-floresta-incendios-fogo (Foto: Emiliano Capozoli/Ed.Globo)

Geadas no Sudeste

A forte massa de ar frio de origem polar que avança sobre o país permanece durante esta semana, mantendo os termômetros com baixas temperaturas na maior parte do território nacional. Além de temperaturas negativas previstas para a Região Sul, o Sudeste pode registrar geadas. De acordo com a Climatempo, as chances de geada são maiores especialmente em São Paulo e Minas Gerais, subindo até o Mato Grosso do Sul. No Sul de Minas e de São Paulo, nas áreas mais altas da Serra da Mantiqueira, há condições para geada até 15 de junho, que pode variar entre intensidade fraca a moderada.

Plantação de hortaliças impactada por geada em Ibiúna, interior de São Paulo (Foto: Divulgação)

Alta dos preços dos combustíveis no Brasil

O Senado retoma, nesta semana, a discussão de medidas que contenham a alta dos preços dos combustíveis no Brasil. O PLP 18/2022 estabelece um teto de 17% para a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), principal tributo estadual, sobre os produtos. Já a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/2002 visa garantir a competitividade dos biocombustíveis em relação aos derivados de petróleo, medida que interessa, por exemplo, à indústria de açúcar e etanol. A PEC prevê benefícios tributários para fontes limpas de energia por pelo menos 20 anos.

Combustíveis (Foto: Agência Brasil/Rovena Rosa)

Preço da soja sobe 4%

As altas das cotações internacionais da soja e a valorização do dólar elevaram os preços da oleaginosa e aumentaram a liquidez no mercado doméstico, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). Os pesquisadores observam que a expectativa de maior consumo interno também contribuiu para o avanço nos preços. Eles também chamam a atenção o cenário externo. A firme demanda internacional, sobretudo da China, pela soja dos Estados Unidos e o clima quente e seco no Meio-Oeste norte-americano impulsionaram os preços da oleaginosa na semana passada. Entre 3 e 10 de junho, o dólar se valorizou 4,12% frente ao Real, a R$ 4,981 na sexta.

soja-embrapa (Foto: Divulgação/Embrapa)

Exportação de aves supera 400 mil t

As exportações de carne de aves in natura do Brasil somaram 400,76 mil toneladas em maio, aumento de 4,7% ante igual período do ano anterior e o maior volume mensal embarcado em 2022, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira (13/06). O movimento ocorre em momento de firme demanda no mercado internacional entre compradores do Oriente Médio, Ásia e Europa. Soma-se a isso o gargalo no fornecimento de alguns países por questões sanitárias, como a gripe aviária, e a lacuna de oferta deixada pela Ucrânia desde o início da guerra. Segundo a Secex, o preço médio da tonelada da proteína exportada passou de 1.554 dólares em maio do ano passado para 2.092 dólares por tonelada.

aves-frango-morte-granja-go (Foto: Reprodução/G1/TV Anhanguera)

Rótulos de cortes de carne

A rotulagem de cortes nobres de carne bovina está colocando em lados opostos duas das principais entidades de pecuaristas do Brasil. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) informou ter acionado o Ministério Público Federal (MPF) contra a Associação Brasileira dos Criadores de Angus, sob a argumentação de que o programa de carne certificada com origem na raça taurina omite a presença de genética zebuína nos produtos vendidos ao mercado. A intenção da ABCZ, de procurar a via judicial, havia sido informada à Globo Rural, pelo presidente da entidade, Rivaldo Machado Borges Júnior, durante a última edição da Expozebu, em Uberaba (MG).

Gado Nelore (Foto: Getty)

 

Retomada de operações do Plano Safra

O Ministério da Economia autorizou na sexta-feira (10/6) a retomada de algumas operações de crédito com juros subvencionados referentes ao Plano Safra 2021/2022. A decisão foi tomada depois de aprovações de recursos suplementaras no Orçamento da União, para garantir a equalização das taxas do crédito oficial. Nas contas do Ministério da Agricultura, a liberação deve permitir a contratação de R$ 15 bilhões em financiamentos até o dia 30 de junho, quando termina a vigência das condições atuais. Em nota, o Ministério da Agricultura informou que serão retomadas as contratações das linhas de financiamento do Pronaf (Agricultura Familiar) incluindo investimentos, aquisição de matrizes e reprodutores, aquisição de tratores, colheitadeiras e outros veículos.

Lavoura de café (Foto: Getty Images)

Disparada no preço do trigo

A disparada nos preços do trigo em todo o mundo está estimulando os produtores gaúchos a ampliar a área plantada no estado. O Rio Grande do Sul é o maior produtor brasileiro e, neste cenário, a estimava é de um crescimento de 15% no cultivo. Com isso, a região deve ter a maior área plantada dos últimos 42 anos. Quase 1,5 milhão de hectares receberão a sementes de trigo nesta temporada, segundo projeção do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Além do aumento dos preços, que chega a 30%, os técnicos atribuiem esse salto de plantio a uma busca por recuperação dos prejuízos da safra de verão. Muitos produtores tiveram perdas severas na principal safra do ano por causa do clima desfavorável, que atingiu, principalmente, plantações de soja e milho.

A área cultivada de trigo no Brasil cresceu 17% no ano passado, para 2,73 milhões de hectares (Foto: Getty Images)

 
Source: Rural

Leave a Reply