Skip to main content

O frio rigoroso que está atingindo boa parte do centro-sul do Brasil deve se afastar a partir de quarta-feira (15), mas não de vez. Novas frentes frias voltarão em breve. De acordo com Celso Oliveira, meteorologista da Climatempo, as condições para geada e temperaturas baíxissimas se mantêm e mesmo quando forem embora, não vão permanecer longe por muito tempo, já que o inverno só começa no dia 21 de junho.  

LEIA TAMBÉM: Como será o inverno 2022? Previsão é de estação mais seca que o normal

O frio não deve dar grande trégua ao centro-sul brasileiro pelas próximas semanas (Foto: Anestis Amanatidis / Pexels)

 

O frio intenso na madrugada desta segunda-feira (13) ocasionou geadas em áreas de milho no oeste do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), 75% das áreas de milho do Paraná estão em fase vulnerável para o frio intenso. Também houve geada fraca em algumas áreas de milho em Mato Grosso do Sul, em Limeira (SP) e em Tatuí (SP), com temperaturas pouco acima de 0 graus.

Enquanto no Paraná e em Mato Grosso do Sul, as temperaturas voltam a se elevar, e as condições para geada diminuem, o frio será mais intenso em São Paulo e Minas Gerais nesta terça-feira (14). "Em Cabo Verde (MG), a temperatura deve ficar por volta de 1,3°C, com altas chances de geada fraca em áreas de bordadura, cafeeiros mais novos e áreas plantadas com a face para o quadrante sul", diz Celso Oliveira. Ele complementa informando que as mesmas condições ocorerão em áreas de cana-de-açúcar na região de Jaboticaba (SP).

saiba mais

Climatempo alerta para risco de queimadas na Amazônia e Pantanal

 

Na quarta-feira (15), o frio enfraquecerá também no Sudeste e não há previsão de geadas em nenhuma área agrícola vulnerável.As madrugadas e manhãs vão continuar geladas, mas a presença do sol durante as tardes elevam as temperaturas.

Porém, o especialista já adianta que existem mais duas quedas de temperatura previstas em 15 dias. "A primeira acontecerá no próximo fim de semana e trará geadas à metade sul do Rio Grande do Sul. A segunda aparece no dia 27 de junho com geadas previstas entre o sul do Paraná e o Rio Grande do Sul".  Ambas as geadas não devem alcançar áreas produtoras vulneráveis, porém o próximo fim de semana será mais úmido e com temperaturas mais baixas que o último.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Volta das chuvas

A chuva volta a partir de quinta-feira (16) ao sul e oeste do Brasil, e o acumulado em quatro dias alcançará pelo menos 20mm no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e oeste e sudoeste de Mato Grosso. "O retorno da chuva paralisa as atividades de colheita do milho e cana de açúcar e plantio de trigo, além de eventualmente piorar a qualidade da pluma do algodão", alerta Oliveira.

No leste do Nordeste, a tendência é de chuva intensa entre terça-feira e quarta-feira em Sergipe e entre quinta-feira e sexta-feira em Alagoas. "Estimam-se acumulados entre 200mm e 300mm em apenas 48 horas nas capitais", informa. Por outro lado, pelos próximos sete dias, o tempo permanece seco no leste de Mato Grosso, em boa parte de Goiás e de Minas Gerais e no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Source: Rural

Leave a Reply