Levamento realizado pela consultoria AgRural constatou que, até a quinta-feira (9/6), a colheita da safrinha 2022 de milho chegou 6,6% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, contra 3% uma semana antes e 1,4% no mesmo período do ano passado. Segundo a consultoria, o ritmo seguiu puxado por Mato Grosso, onde a redução da umidade dos grãos deu mais fôlego ao avanço dos trabalhos na semana passada.
LEIA TAMBÉM: Preço da soja subiu 4% no mercado interno na semana passada
Os analistas observam que a colheita também ganhou mais celeridade em Goiás, mas seguiu lenta no Paraná e em Mato Grosso do Sul, devido às chuvas. “No Paraná, o tempo já ficou mais seco no fim de semana, mas isso abre espaço para a possibilidade de geadas, que ainda podem causar danos em áreas m ais tardias.”
No começo de maio, a AgRural cortou 5 milhões de toneladas de sua estimativa de produção de milho na safrinha 2022, para 86,3 milhões de toneladas, devido à estiagem em pontos do Centro-Oeste e do Sudeste do país. Uma nova revisão está em andamento e será divulgada em breve, dizem o analistas.
Colheita de milho de segunda safra avança, principalmente em Mato Grosso (Foto: Divulgação)
Source: Rural