Skip to main content

O ministro da Agricultura, Marcos Montes, disse, nesta terça-feira (7/6), que, pelo menos até o momento, com as informações que o governo tem, os fertilizantes para a temporada 2022/2023 estão garantidos e a próxima safra está salva. Ele fez a declaração ao participar, em Campinas (SP), do evento One Agro, promovido pela multinacional Syngenta.

Leia Também: Comissão da Câmara aprova incentivo à produção de fertilizantes

Atualmente, estima-se que 85% dos fertilizantes usados nas lavouras do Brasil a cada safra vêm de fornecedores estrangeiros (Foto: Divulgação/Unigel)

 

"Estamos trabalhando. O fluxo de fertilizantes tem chegado ao país, esperamos que permaneça. Acho que é um trabalho forte que foi feito pelo governo brasileiro. A Rússia tem mandado para o Brasil", disse Montes, em conversa com jornalistas durante o evento. "Conversei com a CEO da Mosaic e ela me dizia que o Brasil sai à frente dos outros países em relação a fornecimento de fertilizantes", acrescentou.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Em meio à crise do abastecimento e do aumento dos custos com os insumos, agravados pela guerra entre Rússia e Ucrânia, o governo tem feito uma série de contatos com representantes de países fornecedores para tentar garantir a oferta de fertilizantes para a agricultura brasileira. Dentro do que tem sido chamado pelo governo de Diplomacia do Fertilizantes, o próprio Montes esteve recentemente em países como Marrocos e Jordânia.

saiba mais

Preço dos fertilizantes dá novo impulso à procura por bioinsumos

Fertilizantes podem representar até 53% do custo de produção da soja em 2022/23

 

Ao mesmo tempo, o governo brasileiro anunciou, recentemente, o Plano Nacional de Fertilizantes, uma série de medidas que têm a intenção de reduzir a dependência brasileira do produto importado. Atualmente, estima-se que 85% dos fertilizantes usados nas lavouras do Brasil a cada safra vêm de fornecedores estrangeiros.

"Estamos viajando, temos que ficar em cima e estamos trazendo alternativas para não ser tão dependente do fertilizante no médio prazo. O Plano Nacional de Fertiliuzantes mostra o caminho. Estamos buscando todas as alternativas. Enquanto não temos essas soluções definidas, que é a médio prazo, a gente vai buscando parcerias", disse Montes, aos jornalistas.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural

Leave a Reply