Skip to main content

As chuvas expressivas no Brasil devem se manter localizadas no centro-sul do Brasil, além do litoral e interior do Nordeste ao menos nos próximos sete dias. Enquanto as lavouras se beneficiam no interior, a faixa litorânea se mantém em estado de preocupação, tanto para a população urbana quanto para algumas culturas, como a cana-de-açúcar. Por outro lado, Minas Gerais, Goiás e todo Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) seguem com previsão de tempo seco nos próximos 15 dias, indica o boletim agroclimático da Rural Clima.

LEIA TAMBÉM: Brasil pode ter maior onda de frio do ano nesta semana, alerta Climatempo

Temperaturas vão cair com a chegada de uma nova massa de ar polar (Foto: Marília Oliveira/Prefeitura de Urupema)

 

 

A frente fria presente no Rio Grande do Sul deve avançar e causar chuvas em Santa Catarina e no Paraná já nesta terça-feira (7/6). Seguindo a tendência de avanço, entre quarta-feira (8/6) e quinta-feira (9/6), o sistema chega à região central e causa chuvas generalizadas sobre o Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde o tempo fecha com pancadas de chuva até pelo menos sexta-feira (10/6).

"As condições atmosféricas e oceânicas estão propícias para essas chuvas fortes. Perto do fim de semana, há chances de chuva regiões de algodão. Isso vai trazer problemas para as plumas em Rondônia e São Paulo, por exemplo", diz Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Por enquanto, não há previsões de geadas para áreas produtoras de milho, café, cana-de-açúcar e outras culturas. No sábado (11/6), uma massa de ar polar avança e derruba as temperaturas, o que provoca frio extremo nas serras gaúcha e catarinense, além de cidades como Gramado e Bento Gonçalves, o que é normal para a época do ano. "O frio intenso está longe de provocar geadas", afirma Santos.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply