Skip to main content

As temperaturas vão seguir com grande amplitude pelas próximas semanas: madrugadas frias, dias quentes e umidade do ar baixa, principalmente na região do Cerrado. "Existe uma especulação de uma nova onda de frio para o dia 10. As temperaturas vão realmente cair, mas nada que traga preocupações para a ocorrência de geadas pelo menos pelos próximos 15 dias. Com isso, o milho safrinha, o café e a cana-de-açúcar devem se salvar das geadas", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

LEIA TAMBÉM: Novas ondas de frio chegam ao Brasil em junho; veja datas e prepare-se

Apesar do frio, não há previsão para geadas, aponta a Rural Clima (Foto: Sergio Ranalli)

 

As áreas de instabilidade que seguem sobre o litoral do Nordeste mantém a tendência de chuva na região, o que agrava ainda mais as condições tanto das cidades quanto do campo. Além disso, há uma grande instabilidade sobre o norte do Amazonas, do Pará, do Amapá e de Roraima. No centro-sul, os litorais de São Paulo e do Rio de Janeiro também tem previsões para chuva, aponta a Rural Clima.

"O sábado (4) terá tempo seco e sem previsões de chuva em grande parte do Brasil, a não ser no litoral do Sudeste e do Nordeste", afirma Santos. As temperaturas estão em elevação, com grande amplitude térmica no centro-sul. Com isso, as madrugadas ainda são geladas, porém durante o dia, com o aparecimento do sol, há um aquecimento natural, completa.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

No domingo (5), uma nova frente fria vai avançar sobre o Rio Grande do Sul e trará chuvas principalmente sobre a metade norte do estado. "Os volumes poderão ultrapassar 30 milímetros em várias áreas, principalmente no noroeste do estado. O domingo e a segunda-feira serão marcados pelo retorno das chuvas generalizadas".

O boletim aponta que Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul também receberão as mesmas chuvas no início da próxima semana. "Isso será de suma importância para as lavouras de milho safrinha e trigo no Paraná", afirma o especialista.

saiba mais

Algodão: Mato Grosso do Sul já comercializou 40% da safra 2021/22

 

Na quarta-feira (8), deve chover em boa parte das áreas produtoras do Mato Grosso do Sul, extremo oeste de São Paulo, extremo sul de Goiás, sul do Mato Grosso e na região de Parecis, também em Mato Grosso. "Essas chuvas no Parecis e no sul do Mato Grosso preocupam para as lavouras de algodão", alerta.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply