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Preços elevados de insumos e a dificuldade de encontrá-los para pronta entrega estão levando produtores a procurar alternativas para garantir o necessário à produção. Neste cenário, o comércio pela internet vem ganhando espaço, oferendo facilidade na pesquisa de valores e estoques nas revendas. E apesar da revenda física ainda ser tradicional nas negociações, os marketplaces virtuais têm registrado aumento nos negócios.

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Comércio pela internet têm ganho espaço na procura por insumos (Foto: Divulgação/Climate FieldView)

 

Como um shopping online, o marketplace é um site que agrega vários vendedores e produtos no mesmo canal.  Segundo Ivan Moreno, CEO do Orbia, o formato está caindo no gosto de agricultores que querem compor o volume de insumos, sem depender da entrega de um único revendedor.

“Num único lugar, o produtor pode pesquisar não só preço, mas disponibilidade em vários distribuidores da região dele. Se eventualmente não consegue o volume num único lugar, ele pode compor o que precisa por meio de vários distribuidores dentro do marketplace”, explica.

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Com 190 mil produtores na carteira de clientes, a Orbia fechou o ano de 2021 com R$ 930 milhões em vendas, impulsionados principalmente pela comercialização de fertilizante. Para 2022, Ivan projeta atingir R$ 3 bilhões, cuja metade deste montante deve ser liderado mais uma vez por fertilizantes e, em seguida, sementes e defensivos agrícolas.

Criada na Argentina em 1999, a empresa Agrofy pretendia ser broker no mercado de grãos, até que, em 2015, assumiu um novo posicionamento e se lançou como plataforma online de classificados de máquinas agrícolas. De lá para cá, a procura de clientes via internet foi aumentando até as operações serem expandidas para o Brasil em 2018.

Maximiliano Landrein, CEO e fundador da Agrofy, conta que o momento é propício para fazer pesquisa de preços, e que algumas condições mais atrativas de preço e pagamento tendem a ser encontradas no ambiente online. Ainda assim, ele esclarece que esta é uma estratégia a ser definida pelas empresas que expõe sua vitrine no marketplace.

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Com dois mil clientes no Brasil, a Agrofy registra que os itens mais procurados são máquinas agrícolas, e aqueles ligados à infraestrutura e insumos. No entanto, ultimamente, Landrein comenta que tem percebido maior busca pelos produtos de proteção à lavoura.

“O produtor percebeu que o marketplace é uma alternativa à escassez de produtos no mercado offline, dá a possibilidade de comparar ofertas e avaliar melhores condições de acordo com sua região ou forma de financiamento”, observa. Entre Brasil e Argentina, o site da Agrofy recebe quatro milhões de visitas ao mês.

Source: Rural

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