Skip to main content

Começou nesta quinta-feira (26/5), em Socorro (SP), a segunda etapa do campeonato da PBR (Professional Bull Riders) Brazil, que segue até o domingo, dia 29. Em sua 15ª temporada, é a primeira vez que a entidade dirigida pelo tricampeão mundial da PBR Adriano Moraes tem disputas na estância hidromineral do interior paulista (veja calendário completo ao final desta reportagem). A cidade realiza seu 29º Socorro Rodeo Festival, após dois anos de interrupção pela pandemia.

LEIA TAMBÉM: Rodeio em touros: o que você precisa saber para ver as disputas

Os peões Bruno Scaranello e Maciel Santana, de Ibirataia, foram os vencedores da primeira rodada. Scaranello, 25 anos, é um dos favoritos ao título. Ele foi vice-campeão nacional em 2018 e integrou a equipe brasileira que foi campeã em 2019 da Global Cup, torneio anual de seleções disputado no Texas. O experiente Santana, 36 anos, participa de rodeios no país desde 2013 e já ganhou vários prêmios, entre eles três carros e duas motos.

A primeira etapa da PBR Brazil ocorreu em Jaguariúna (SP), em dezembro do ano passado, e foi vencida por João Ricardo Vieira, um dos destaques da PBR Mundial nos Estados Unidos, que aproveitou as férias no Brasil para somar uns pontos para o evento mundial.

(Foto: PBR)

 

saiba mais

Brasileiros lideram draft de torneio por equipes de rodeio em touros da PBR

Touro tricampeão de rodeio da PBR morre nos EUA, aos 11 anos

 

Além de apontar o campeão brasileiro da temporada, as provas no Brasil valem também pontos para o ranking mundial no PBR Challenger Series, que dá a oportunidade de os competidores brasileiros se classificarem para a disputa da montaria em touros nos Estados Unidos. Há disputas da PBR também no Canadá, México e Austrália. Como o campeão individual mundial da temporada 2022 individual já foi definido, os pontos, segundo Adriano, vão valer para a disputa de 2023.

A competição em Socorro tem 25 peões montando em quatro rodadas classificatórias. No domingo, os oito melhores decidem o título da etapa em uma quinta montaria. As regras são as mesmas da competição mundia.

“A expectativa para o retorno da competição no Brasil é grande porque os competidores estão animados com os novos formatos da PBR Mundial, com duas competições anuais, uma individual e outra de times. Como agora todos os eventos da PBR no mundo são do tipo Challenger, vai dar uma igualada nos pontos e os peões brasileiros estão de olho em obter uma vaga para competir no próximo ano nos Estados Unidos, nas etapas da Velocity Tour, divisão de acesso para chegar à elite das montarias”, diz Adriano.

saiba mais

Relembre a história do touro Bandido, lenda do rodeio e astro de novela

 

Questionado sobre favoritos ao título brasileiro, ele diz que ainda é cedo para fazer previsões. Além de Scaranello e Santana, disputa a competição o experiente Danilo Carlos Torres, outro atleta com carreira internacional que está de volta às arenas após um longo período de recuperação devido a um acidente sofrido em 2019. Entre os novos talentos que nunca competiram no exterior, se destacam os paulistas Wilton Leite e João Lucas e os mineiros Alex Júnior da Silva e Lucas Martins Costa.

A final do campeonato brasileiro de montaria em touros da PBR será de 18 a 21 de agosto durante a tradicional Festa do Peão de Barretos (SP). Organizada pelo clube Os Independentes, a festa de Barretos volta a ser presencial e terá eventos de 18 a 28 de agosto.

 

 
Source: Rural

Leave a Reply