Skip to main content

"Por que está tão frio?", muitos estão se perguntando. As temperaturas baixíssimas, que chegaram antes do usual em 2022, principalmente no centro-sul, podem ser explicadas, em parte, pela atuação La Niña. O fenômeno tem por hábito diminuir as temperaturas, o que pode acontecer até mesmo durante o verão, explica Celso Oliveira, agrometeorologista da Climatempo.

LEIA TAMBÉM: Como será o inverno 2022? Previsão é de estação mais seca que o normal

Frio intenso pode ser justificado por uma combinação de fatores climáticos (Foto: Pixabay/6617564/Creative Commons)

 

“Mas, naturalmente, existem outros fatores. No campo das hipóteses, até a variação da atividade solar é levada em consideração, embora não existam artigos que consigam comprovar tal afirmação”, completa o especialista.

Ele ressalta que, apesar de estarmos na semana mais fria do ano em maio, já houve quedas fortes de temperatura na virada de março para abril. Mas, naquela época, não tinham chamado tanto a atenção.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima, explica ainda que "as frequentes entradas de massa de ar polar pelo Sul do Brasil. Simples assim”. Em 31 de março deste ano, o especialista previu que a tendência era que uma nova frente fria avançasse pelo Sul do país a cada 7 ou 10 dias, capazes de manter o tempo instável e frio.

O inverno começa em pouco mais de um mês, no dia 21 de junho. Oliveira afirma que novas ondas de frio devem chegar “provavelmente com mais intensidade que a atual”, e ainda no outono. “Ainda estamos longe do inverno. As próximas ondas de frio podem vir ainda no outono, afinal, faltam mais de 30 dias para terminar a estação. Acredito que o frio mais intenso aconteça em junho”.

O agrometeorologista ressalta que, apesar de o frio ter chegado mais cedo este ano, o Brasil acabou de entrar em um período que é considerado crítico para geadas no país. “Para o café, por exemplo, é consenso de que as maiores ondas de frio acontecem entre 15 de maio e 15 de agosto. O período é levado em consideração, olhando as ondas de frio ao longo da história do cultivo da cultura”. Por outro lado,  o frio desta semana assustou, mas não deve trazer grandes geadas como as de 2021.

saiba mais

Áreas de milho, café e cana escapam de geadas desta quarta-feira (18)

 

Recordes de frio nas capitais

A cidade de São Paulo registrou a menor temperatura de 2022, com 7°C às 6 horas da manhã desta quarta-feira (18/5). Além disso, este é o mês de maio mais frio em 32 anos na cidade.

De acordo com a Climatempo, desde 1990 a cidade não tinha temperaturas tão baixas assim. “Em 1990, foi registrado 5,4°C no dia 19 de maio e 5,8°C no dia 23 do mesmo mês”. A média climatológica de temperatura mínima na cidade de São Paulo é de 14,7°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Na cidade do Rio de Janeiro, a menor temperatura do ano foi atingida na estação automática do Inmet da Vila Militar. A mínima desta quarta-feira (18) foi de 11,8°C. O recorde anterior era 14,4°C no último dia 10

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, a estação convencional do Inmet registrou 10,2ºC. O recorde anterior na cidade era de 14,8°C em também no último dia 10. Na capital Brasília, Na estação convencional do INMET na capital Brasília, a temperatura recorde mínima foi de 8,8°C, batendo os 13,7ºC do último dia 1 de maio. Em Goiânia, o novo recorde desta quarta-feira é de 11,4ºC e em Cuiabá, 11ºC.

Por que está ventando tanto?

Os fortes ventos que também atingem várias regiões do centro-sul, com destaque para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estão associados à tempestade subtropical que se formou na costa da região Sul, denominada Yakecan.

saiba mais

O que é o Ciclone Yakecan, tempestade que atinge o sul do Brasil

 

De acordo com a Climatempo, o sistema meteorológico já pode ser considerado um dos mais atípicos formados na costa brasileira. Ele se formou sobre o oceano a partir de um ciclone extratropical. Então, houve uma queda da pressão atmosférica acentuada e incomum, e o sistema se deslocou em direção ao continente, o que é totalmente fora dos padrões. O normal seria a tempestade ir em direção ao alto mar.

saiba mais

Rural Clima registra geadas pontuais e 'insignificantes'

 

A tempestade subtropical Yakecan impediu a geada generalizada das lavouras. “Até deve ter acamado cana e milho, mas o produtor tem que agradecer pela tempestade. Ela acabou empurrando muita umidade e vento para o Brasil e isso impediu um frio mais intenso que pudesse trazer uma geada abrangente. A geada somente acontece quando há ausência de nuvens e de vento”, explica Oliveira.
Source: Rural

Leave a Reply