O frio intenso que chegou no Brasil nos últimos dias, com algumas cidades registrando até neve e as temperaturas mais baixas da década, não causou perdas significativas à produção agropecuária do país, mas, ainda assim, preocupa os produtores rurais.
Os meteorologistas mantém um alerta de que a massa de ar polar que está entrando no território pode favorecer a formação de geada em algumas localidades, especialmente no Centro-Sul, onde as culturas de cana-de-açúcar, milho e café estão em desenvolvimento e podem sofrer algum dano pelo clima.
LEIA TAMBÉM: Prejuízo pela seca chega a quase R$ 100 bilhões em 2021
Café atingido por geadas em Varginha. Fenômeno climático, que atingiu lavouras em 2021, pode voltar neste ano (Foto: REUTERS/Roosevelt Cassio)
Esse mesmo problema já foi enfrentado pelos produtores rurais nessa mesma época do ano passado. O frio, somado à ocorrência de geadas, acabou comprometendo a colheita desses produtos, impedindo que o país tivesse safras cheias.
A Rural Clima, empresa especializada no monitoramento do clima para o agronegócio diz que, a partir do dia 25 deste mês (quarta-feira), uma massa de ar polar deve levar ainda chuvas a grande parte das regiões produtoras do país e, do meio para o fim da semana que vem, a previsão é do retorno das chuvas também para grande parte dos estados do Sul.
saiba mais
Brasil volta a taxar importação de muçarela após esforço de produtores
Governo federal anuncia crédito para criadores de suínos independentes
Nas lavouras de café, por exemplo, a recomendação da Federação da Agricultura de Minas Gerais é de que os produtores mantenham as entrelinhas das plantações limpas para se minimizar os efeitos da umidade e das temperaturas muito baixas no entorno dos cafezais.
Outra dica é plantar árvores próximas às lavouras para "quebrar o vento" e, assim, criar uma espécie de barreira contra o frio. Para quem tem viveiro de mudas de café, a dica é aquecer as plantas assim que as temperaturas caírem, mas só nesse episódio, sem manter as mudas aquecidas o tempo todo.
Ouça o CBN Agro, de segunda a sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e às terça-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.
Source: Rural