Skip to main content

Os 40 melhores peões de touros da temporada voltam à Dickies Arena, de Fort Worth (Texas), nesta quinta (19/5), após uma folga de três dias, para disputar a quarta rodada da etapa final da Professional Bull Riders (PBR), de olho no título mundial que rende um prêmio de US$ 1 milhão. A competição terá rodadas diárias até domingo, dia 22 de maio, quando se define o vencedor da etapa e o campeão mundial.

LEIA TAMBÉM: Rodeio em touros: o que você precisa saber para ver as disputas

Matematicamente, os 40 caubóis, entre eles 19 brasileiros, têm chance de levantar a fivela de ouro. Ainda estão em disputa 1.005 pontos e o líder do ranking, o americano Daylon Swearingen, não atingiu essa pontuação. Mas, Daylon, com 981,49 pontos, e os quatro brasileiros que fecham o top five do ranking levam vantagem sobre os outros 35 pela pontuação e/ou experiência.

O veterano João Ricardo Vieira, 37 anos, segundo colocado do ranking com 964,50 pontos, liderou a maioria das etapas e está bem próximo do líder. JRV leva vantagem sobre o americano de 22 anos pelo tempo de arena, por ser um dos únicos três peões invictos (montou com sucesso os três touros das primeiras rodadas) e na determinação na busca por seu primeiro título mundial, após ficar duas vezes com o vice-campeonato.

Kaique Pacheco, 27 anos, ratifica seu apelido de Ice Man (Homem de Gelo): quebrou o pé na segunda rodada, mas segue na disputa, em busca do segundo título mundial. Campeão em 2018 e vice em 2020 e 2021, ele está em terceiro no ranking com 684 pontos e, nas três primeiras rodadas, caiu de apenas um touro. Na última montaria, no dia 15, venceu o touro e saiu da arena direto para o departamento médico para tratar o pé esquerdo.

Luciano de Castro, 26 anos, o quarto colocado com 719 pontos, entrou para o top five graças a sua performance em Fort Worth. Tem pontuação maior do que os primeiros colocados nesta etapa (126 pontos), mas perdeu na classificação porque caiu de um dos três touros que montou.

saiba mais

Touro tricampeão de rodeio da PBR morre nos EUA, aos 11 anos

Relembre a história do touro Bandido, lenda do rodeio e astro de novela

 

Quinto colocado no ranking (690,83 pontos) e ainda invicto nas finais, o bicampeão José Vitor Leme, o Vitinho, 25 anos, busca mais um recorde na carreira: se ganhar o título, torna-se o único tricampeão consecutivo da PBR. A categoria tem apenas dois tricampeões: o aposentado Adriano Moraes e o também brasileiro Silvano Alves, que está disputando as finais, embora ainda não tenha “domado” nenhum touro nas primeiras rodadas.

À assessoria da PBR, Leme disse que não está preocupado com os adversários nem focado em fazer montarias de mais de 90 pontos. Sua estratégia é uma só: resistir os oito segundos no lombo de todos os touros que enfrentar nas finais. Faltam cinco. “É mais fácil focar nisso do que em todo o resto. Se eu vencer as finais, tenho certeza que terei uma chance muito maior de ganhar o título mundial.”

No ano passado, Vitinho venceu as finais, mas nem precisou dos últimos resultados para levar o título mundial porque ganhou 40% das etapas e tinha uma vantagem de pontos muito grande sobre os adversários.

Nessa etapa final, a liderança pertence ao americano Cody Jesus, que está invicto como JRV e Vitinho, e somou 105 pontos nas três rodadas. Ele é seguido na classificação da etapa por JRV, com 89 pontos, e Vitinho, com 67,33. No ranking mundial, no entanto, o americano de 23 anos ocupa o 19º lugar.

O Facebook da PBR Brazil transmite a rodada desta quinbta-feira (19/5), ao vivo, a partir das 21h45, com comentários do três vezes campeão mundial Adriano Moraes.

O brasileiro João Ricardo Vieira, o JRV, que está em segundo lugar na disputa pelo título mundial da PBR (Foto: Divulgação/PBR)

 
Source: Rural

Leave a Reply