Skip to main content

Estampando a capa da edição de maio da Revista Globo Rural está Letícia Lindberg, ex-diretora da TV Gazeta (afiliada da TV Globo no Espírito Santo) e, hoje, liderança da Fazendo Três Marias. A propriedade familiar protagoniza o modelo ILPF, uma atividade inovadora que integra lavoura, pecuária e floresta. 

LEIA TAMBÉM: Queda na produção de grãos para os próximos meses

Além do gado, na Fazenda Três Marias, existem plantações de café, milho, cacau, coco e banana (Foto: Alex Gouvea)

 

A fazenda de 5.000 hectares e mais de 80 anos contava com atividade pecuária até Letícia chegar há dois anos e começar a mexer no negócio, apostando na diversificação dos produtos para buscar lucro. A integração lavoura, pecuária e floresta é um nome técnico que tem ganhado muito espaço e de forma acelerada no Brasil, devido às condições climáticas favoráveis do país e à disponibilidade de área. Hoje, esse modelo já ocupa quase metade da área dedicada à soja, por exemplo.

Nesse rwegime, o cultivo de grãos e outras espécies agricultáveis é integrado à criação animal e à floresta (podendo haver também apenas uma integração da lavoura com a pecuária). Isso faz a renda do podutor aumentar, assim como também é positivo bem para o solo.

saiba mais

Preços da soja caem no Brasil e no exterior

ExpoZebu movimenta a pecuária em Uberaba

 

 

Quando há o componente florestal – como é o caso da Letícia -, existe a promoção de um bem-estar animal para o rebanho, porque se tem árvores dentro do sistema, que geram sombra para os bois, que gostam de dormir depois de se alimentarem. Só com essa promoção de conforto, aumenta-se a produtividade do animal da atividade pecuária muito mais do que no sistema convencional.

Assim, tem-se um cultivo que é sustentável, porque o solo é cuidado, ocorre uma rotação e sucessão de culturas, as atividades são diversificadas e não há apenas monocultura e amplia-se a renda, saindo de apenas uma fonte de lucro. Letícia, por exemplo, conta, hoje, com o café, o capim, os bois e a colheita da floresta plantada, que, de tempos em tempos, é derrubada e replantada para a venda de madeira.

saiba mais

Produtores de flores voltam a enxergar horizonte promissor

Colheita de algodão começa com preços em alta e incertezas

 

Segundo dados recolhidos por uma rede formada por bancos e empresas agro que fomenta esses negócios, o sistema cresce a 1 milhão de hectares em média. Apesar dos benefícios, o modelo apresenta desafio na assitência técnica para tirar os planos do papel e iniciar o sistema de integração.

A ILPF começou a ser desenvolvida no Mato Grosso do Sul e é nesse estado e no Mato Grosso onde o modelo está mais concentrado. A matéria de capa da edição pontua justamente que isso está se espalhando para outras regiões, não apenas no Centro-Oeste, onde há a maior disponibilidade de área. A própria Letícia está no Espírito Santo, no Sudeste, e o outro case da reportagem está localizado no MATOPIBA (área que comporta o Maranhão, o Tocantins, o Piauí a Bahia), que é considerada a nova fronteira do do agronegócio.

Ouça o CBN Agro, de segunda a sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e às terça-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.

 

 

 

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply