Skip to main content

A previsão do tempo para a próxima semana indica frio intenso nas regiões Centro-Sul do país, sobretudo no Sul, nas regiões das Serras Gaúcha e Catarinense. Em boletim emitido pela Climatempo, é indicado que, a partir deste domingo (15/5), uma massa de ar frio chegue ao país, causando queda acentuada nas temperaturas. O responsável por esse evento é um ciclone extratropical que deve ficar parado alguns dias no Oceano Atlântico.

É esperado que, em algumas áreas, haja ocorrência de geada e neve. A possibilidade de um fenômeno climáticos ainda mais atípico, no entanto, chamou a atenção dos brasileiros na última semana: vai ter chuva congelante no Brasil?

LEIA TAMBÉM: Geada e neve: onda de frio extremo pode chegar ao Brasil nos próximos dias

Na chuva congelante, quando a precipitação se choca com a superfície, ela congela imediatamente (Foto: Pixabay/12019/Creative Commons)

 

 

O que é chuva congelante?

Segundo Alexandre Nascimento, especialista da Rural Clima, é improvável que haja chuva congelante no território brasileiro. Nascimento aponta que nos próximos dias será possível verificar o registro de granizo, neve, geadas e, até, chuva congelada; porém, provavelmente, não haverá chuva congelante. A chuva congelante é rara, pois a sua formação exige ao mesmo tempo, temperaturas muito baixas e umidade elevada.

Quando sai das nuvens, a água está no formato de flocos de neve. Na queda, ela se choca com o ar quente e, assim, retorna ao estado líquido. Nesse evento, “é como se as gotas fossem as mesmas de uma chuva normal, mas, ao tocarem a superfície (seja ela um solo, uma planta ou alguém), elas congelam”, explica Nascimento.

Tal mudança ocorre porque a gota se encontra em um ponto de desequilíbrio – também conhecido como ponto tríplice -, em que, por meio de algum estímulo, a matéria pode mudar de estado físico rapidamente. No caso, o choque com a superfície, cria uma energia capaz de transformar o líquido em sólido imediatamente.

“Esse tipo de reação não acontece quando se joga água líquida em uma geladeira ou freezer, por exemplo, a temperatura da superfície precisa estar extremamente gelada e nós não temos esse tempo no Brasil”. São mais comuns casos desse tipo em regiões com clima mais frio, como a Patagônia ou o outro extremo do continente, no Canadá e nos Estados Unidos.

E a chuva congelada? Pode acontecer no Brasil?

Por outro lado, as chances são mais altas quando se fala em chuva congelada. Diferentemente da chuva congelante, durante a queda dessa precipitação, ela encontra tanto camadas quentes, que a tiram de seu formato de floco, quanto frias, o que faz a água congelar novamente. Quando chegam à superfície, as gotas são como pequenos aglomerados de gelo. Nascimento acredita que as regiões ao entorno das Serras Gaúcha e Catarinense podem experimentar esse fenômeno na semana que vem.

saiba mais

Geadas podem atingir lavouras de café

Temperaturas perto de 0ºC podem danificar lavouras no Brasil

 

 

 

Neve, granizo e geada

Quanto à neve e ao granizo, elas devem ficar concentradas nos pontos mais elevados da região Sul, como São Joaquim (SC). Segundo o especialista, a diferença entre as duas formações é a organização do gelo. Enquanto a neve tem partículas mais afastadas umas das outras, o granizo é composto por partículas muito unidas, o que o torna mais denso (e mais rápido na queda, estimulado pela força da gravidade).

Na geada, por sua vez, diferente dos demais fenômenos, a água não cai nesse formato das nuvens, tampouco o adquire pela interação com as camadas de ar ou com a superfície. A geda normalmente ocorre depois de chuvas durante a noite, pois, quando as gotículas de água repousam sobre o solo ou o objeto, estão em estado de desequilíbrio. Mas, com a chegada dos raios solares pela manhã, a perturbação as levam para o estado sólido. 

"A tendência é de condições favoráveis a formação de geada na Região Sul no período de 17 a 22/05. No sul do Mato Grosso do Sul, de 17 a 21/05 e, em áreas isoladas de São Paulo e sul de Minas Gerais, entre os dias 18 e 22/05", informa Instituto Nacional de Meteorologia em boletim.

Esse fenômeno também deve ocorrer em algumas regiões, mas com menor intensidade do que em 2021, trazendo menos riscos de perdas aos produtores rurais.

 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply