A semana começa com tempo aberto em quase todo o Brasil, com exceção apenas do litoral do Nordeste e no extremo Norte, onde a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue provocando chuvas. Nesta terça-feira (10/5), no entanto, áreas de instabilidade vão avançar sobre o Sul, levando chuvas às regiões produtoras dos três estados, além do sul do Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo.
LEIA TAMBÉM: Como será o inverno 2022? Previsão é de estação mais seca que o normal
Tempo se manterá seco durante a semana na maior parte do país (Foto: Pxhere/Reprodução)
Com isso, a semana será marcada por chuvas apenas no Sul do Brasil, concentradas na metade norte dos estados. "Isso vai dar uma boa condição para a finalização da colheita da soja. No Paraná, as chuvas beneficiarão as lavouras de segunda safra, além do plantio e desenvolvimento das lavouras de trigo que já estão sendo semeadas", avisa Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.
▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje
O especialista também afirma que as temperaturas devem cair de novo em breve, porém sem previsão para geadas. "Por enquanto, não há nada nos radares que indiquem geadas. As temperaturas devem cair na terceira semana de maio, porém ainda não há nada para se preocupar".
saiba mais
Chuva danifica lavouras de soja no Rio Grande do Sul
Depois da passagem dessa frente fria, no final de semana, outra frente chega novamente no Sul. Essa deverá trazer chuvas intensas para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais e boa parte do Mato Grosso do Sul.
Enquanto isso, as demais regiões do país seguem com "tempo extremamente aberto, temperaturas em elevação e condições desfavoráveis às lavouras de segunda safra". Em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais – exceto o sul, e todo Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), o sol predomina, sem previsões de chuvas generalizadas. Até podem ocorrer pancadas isoladas, porém ele afirma que as chuvas no Cerrado já se encerraram.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!
Source: Rural