Skip to main content

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) aumentou sua projeção para as exportações de óleo de soja do Brasil em 2022, que devem chegar a 1,8 milhões de toneladas, cerca de 100 mil a mais que o projetado anteriormente pela entidade. Os números são referentes ao mês de março e ao primeiro trimestre deste ano e foram divulgados nesta terça-feira (10/5).

LEIA TAMBÉM: Entidades da cadeia produtiva da soja apoiam expansão da produção e uso de biodiesel

A revisão foi motivada pela maior demanda pelo produto. "As razões são o conflito no leste europeu e seus impactos no óleo de girassol, os reflexos das medidas restritivas à exportação de óleo de palma e a maior demanda por óleo vegetal na Índia", informa a entidade, em nota, acrescentando que o consumo de óleo de soja no mercado interno deve se manter em 7,9 milhões de toneladas neste ano.

No comunicado, a Abiove destaca também que houve reajustes de preços tanto para o óleo e o farelo de soja, quanto para o grão. Na avaliação da indústria, isso deve contribuir para que as exportações do complexo soja neste ano gerem uma receita de US$ 58 bilhões.

saiba mais

Preço da soja começa maio em queda

Chuva danifica lavouras de soja no Rio Grande do Sul

 

Produção

Ainda de acordo com Abiove, as indústrias seguem mantendo um ritmo maior de processamento de óleo e farelo de soja em comparação com o ano passado. Em março, houve crescimento de 3,4% frente ao mesmo mês de 2021. No acumulado do primeiro trimestre deste ano foram processadas 9,3 milhões de toneladas de soja, para uma amostra representativa de 83,5% do esmagamento do grão no Brasil. Os números indicam um crescimento de 12,1% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Exportação de óleo de soja deve chegar a 1,8 milhão de toneladas (Foto: Thinkstock)

 
Source: Rural

Leave a Reply