Skip to main content

O frango assado é um clássico dos almoços em família. Para dar um toque especial ao prato, é muito importante se atentar aos ingredientes utilizados na peça e também ao tempo dentro do forno. Nesta receita, o tempero mistura o sal, a páprica, o gengibre, a cúrcuma, o açúcar mascavo e a pimenta-do-reino que dão o sabor ao frango. Além disso, o passo a passo feito pelo Receitas exige cerca de 1h10 de forno para assar por completo. Veja o passo a passo.

LEIA TAMBÉM: Salpicão de frango cremoso em 40 minutos: veja como fazer

Frango assado (Foto: Shutterstock/Reprodução Receitas Globo)

 

Frango assado: ingredientes

1 frango inteiro com pele (cerca de 2 kg)
1 colher de sopa de sal grosso (flor de sal)
2 colheres de chá de gengibre em pó
½ colher de chá de cúrcuma
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de chá de açúcar mascavo
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
2 colheres de sopa de azeite

saiba mais

Frango assado ao leite

 

Como fazer o frango assado

1. No pilão, bata o sal grosso para quebrar em pedaços menores. Em uma tigela pequena, misture o sal, a páprica, o gengibre, a cúrcuma, o açúcar mascavo e a pimenta-do-reino a gosto.

2. Seque bem o frango com papel-toalha, coloque numa tigela grande (ou travessa) e tempere com as especiarias – esfregue bem sobre toda a pele, entre a pele e a carne do peito e dentro da cavidade do frango. Tampe a tigela (ou cubra com filme) e leve à geladeira para marinar por 1 hora.

3. Passado o tempo da marinada, retire o frango da geladeira e mantenha em temperatura ambiente por 30 minutos para perder o gelo. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200 °C (temperatura média), por 10 minutos.

4. Disponha o frango na assadeira, sobre uma grade, e regue com 2 colheres (sopa) de azeite. Leve ao forno pré-aquecido para assar por 1h10 minutos. Durante esse período, pincele o frango com azeite a cada 30 minutos – assim a pele fica mais dourada e crocante. Na metade do tempo, gire a assadeira para que o frango asse por igual.

5. Para conferir se o frango está assado: com a ponta de uma faca, faça um furinho na junção da sobrecoxa com o peito. Se o líquido sair transparente é sinal que está pronto, do contrário volte ao forno por mais alguns minutos. Se estiver usando um termômetro: a temperatura interna do frango deve ser no mínimo 75 ºC.

6. Retire o frango do forno e espere 10 minutos antes de cortar. Não pule essa etapa: nesse tempo, os sucos da carne se redistribuem, o que garante um assado úmido e saboroso.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply