Skip to main content

Dois peões brasileiros que já foram campeões mundiais ganharam vagas para as finais do Velocity Tour, divisão de acesso da Professional Bull Riders (PBR), nesta sexta e sábado (6 e 7 de maio) em Corpus Christi, no Texas (EUA). Apesar de não estar entre os mais bem classificados do ranking nesta temporada, Silvano Alves, três vezes campeão (2011, 2012 e 2014) e atual 35º colocado, e Ednei Caminhas, campeão mundial em 2002 e atual 85º na classificação geral, terão chance de somar pontos para se classificar para as finais da Unleash The Beast, a divisão principal da que acontecem de 13 a 22 de maio em Forth Worth, Texas, valendo um prêmio de US$ 1 milhão.

LEIA TAMBÉM: Rodeio em touros: o que você precisa saber para ver as disputas

Silvano Alves disputa etapa da divisão de acesso para tentar somar pontos e se classificar para a final mundial da PBR (Foto: PBR)

 

No total, 45 peões entram na arena para a primeira rodada nesta sexta, montam na segunda rodada no sábado e os melhores decidem o título e a premiação de US$ 100 mil em uma terceira montaria. Estarão em disputa 105 pontos, sendo 15 pontos concedidos a cada vencedor da rodada e 60 pontos ao melhor piloto no total.

Se for bem-sucedido, Alves, 34 anos, disputará sua 13ª final mundial consecutiva da Primeira Divisão da PBR. Atualmente, ele é o último classificado do ranking, mas pode perder a vaga se outros peões que também estarão em Corpus Christi fizerem uma pontuação maior. O brasileiro Alex Marcílio, por exemplo, é o 36º colocado, atrás de Silvano por apenas 1,16 pontos.

As chances de classificação de Ednei Caminhas são menores. Se ele conseguir a vaga, será o mais velho competidor a disputar as finais da primeira divisão, com 46 anos, 5 anos a mais do que o atual recordista, o também brasileiro Wallace Vieira de Oliveira, que disputou em 2020.

saiba mais

Americano vence última etapa da temporada regular de rodeio da PBR

 

No total vão montar nas finais da primeira divisão, em Fort Worth, 35 peões pelo ranking e mais cinco convidados pela organização. O líder atual da classificação mundial, o veterano brasileiro João Ricardo Vieira, 37 anos, e o vice-líder, o americano Daylon Swearingen também vão montar em Corpus Christi em busca de pontos.

Vieira, que já foi vice-campeão mundial duas vezes e persegue seu primeiro título, soma 875,5 pontos, apenas 32,34 pontos a mais que o americano. Neste ano, obteve três vitórias em etapas, além de cinco montarias de 90 pontos e cinco vitórias em rodadas. Ele tem 13 semana na liderança da temporada, sendo sete consecutivas. Swearingen, que liderou brevemente o ranking mundial por três semanas, ganhou duas etapas, fez seis montarias de 90 pontos e registrou cinco vitórias em rodadas.

Dois outros brasileiros com chance de título, José Vítor Leme e Kaique Pacheco, não estarão em Corpus Christi. Leme, que trata uma lesão na virilha, está em quarto lugar no ranking e tenta ser o primeiro tricampeão consecutivo da PBR. Pacheco, o terceiro colocado, busca o bicampeonato após a vitória em 2018.

Se conseguir a vaga, Ednei Caminhas será o competidor mais velho a disputar a final mundial da PBR (Foto: PBR)

 
Source: Rural

Leave a Reply