Skip to main content

O ministro da Agricultura, Marcos Montes, embarcou, nesta quinta-feira (5/5) em uma missão no Marrocos, Jordânia e Egito. A comitiva brasileira tem uma série de reuniões com autoridades e representantes de empresas para negociar o fornecimento de fertilizantes para o Brasil.

LEIA TAMBÉM: Importação de fertilizantes pode triplicar no segundo trimestre, diz consultoria

"Diplomacia do Fertilizante". Governo negocia com países o fornecimento de adubo para o Brasil (Foto: Thinkstock)

 

"Falar de fertilizantes, claro. Mas também aproveitando essa viagem para consolidar nossos produtos agropecuários nesses três países", disse Montes, em uma mensagem de vídeo publicada pelas redes sociais, já no aeroporto. O retorno da comitiva do governo federal ao Brasil está previsto para o dia 14 de maio, de acordo com o comunicado do Ministério da Agricultura.

Diante do cenário de escassez global do insumo, agravado pela guerra entre Rússia e Ucrânia, o governo brasileiro vem se reunindo com representantes de diversos países, uma iniciativa iniciada ainda na gestão da ex-ministra Tereza Cristina e que vem sendo chamada de "Diplomacia do Fertilizante".

saiba mais

Brasil expandirá soja em 1,5% e cortará uso de fertilizante em 22/23, diz Agrinvest

Petrobras encerra negociação de fábrica de fertilizante com russos

 

A agenda do ministro Marcos Montes começa no sábado pela Jordânia, país onde pretende discutir o fornecimento de potássio. Segundo o Ministério da Agricultura, estão previstas reuniões com diretores de empresas produtoras, como a Arab Potash Company (APC) e a Jordan Ptash Mining Company (JPMC). Juntas, as duas produzem quase 10 milhões de toneladas.

Na segunda-feira, dia 9 de maio, a comitiva desembarca no Cairo, capital do Egito. No país, a intenção é tratar do fornecimento de adubo nitrogenado. De acordo com o comunicado do Ministério da Agricultura, Marcos Montes tem reunião prevista com o vice-ministro da Agricultura, Moustafa El Sayeed, e com o ministro do Abastecimento, Aly Al Moselhy.

"A delegação do Mapa participa do Fórum Brasil – Egito: Oportunidades no comércio bilateral, promovido pela Câmara de Comércio Árabe-Brasil. Também estão previstas reuniões com representantes do setor de fertilizantes e de proteína animal", informa a nota no Mapa.

saiba mais

Plano de fertilizantes deve dar resultado só em cinco anos, diz ex-ministro

 

Já no dia 12 de maio, a delegação chega ao Marrocos. Montes deve se encontrar com o ministro da Agricultura, Mohammed Sadiki. A agenda prevê ainda uma visita à usina de Jorf Lasfar  da Companhia Office Chérifien des Phosphates (OCP). A empresa estatal é atualmente a maior fornecedora de fósforo para o Brasil. 

Marrocos é o segundo maior produtor mundial de fertilizantes fosfatados, responsável por cerca de 17 % da produção global. Em 2021, o Brasil importou mais de US$ 1,6 bilhão em fertilizantes do Marrocos., destaca o comunicado do Ministério da Agricultura.
Source: Rural

Leave a Reply