Skip to main content

À frente da presidência da empresa no Brasil, o CEO Antonio Carrere tem a missão de posicionar a John Deere como referência em máquinas inteligentes. Segundo ele, a fase atual da empresa é de aliar tecnologia e sustentabilidade, com base em fatores como automação, eficiência operacional e combustíveis mais limpos. 

Desde 2001 na John Deere, onde começou ainda como estagiário, Carrere, uruguaio de nascimento, ressalta que a preocupação com o uso dos biocombustíveis já é realidade entre agricultores brasileiros. Por isso, produzir em larga escala, de forma sustentável e ainda com transparência de dados fornecidos pelos tratores faz do Brasil a vitrine ideal.

LEIA TAMBÉM: A revolução tecnológica das máquinas agrícolas

Antonio Carrere, presidente da John Deere no Brasil (Foto: Divulgação/John Deere)

 

 

Globo Rural – Como você enxerga a tecnologia nas máquinas atualmente?
Antonio Carrere – Nossas máquinas estão aprendendo sozinhas, a inteligência artificial permite a máquina a aprender. Por exemplo, umidade do solo, temperatura, tudo vai mudando enquanto a máquina está no campo, e hoje já temos máquinas que se autorregulam a cada três minutos dependendo destas condições. Queremos cada vez mais que os processos dentro da máquina sejam automáticos através de inteligência artificial e machine learning. Por exemplo, já lançamos uma tecnologia que poderá reduzir a aplicação dos químicos entre 50% e 60% pela precisão que será feita na aplicação a partir destas tecnologias.

GR – Você fala em tecnologia com sustentabilidade. Os biocombustíveis estão inseridos nisso?
Carrere – O mundo está começando a acordar para combustíveis alternativos. O primeiro passo foi a mistura do combustível fóssil com etanol, como os veículos flex. Se você perguntar a energia dos Estados Unidos e da Europa é quase toda queimando carvão. Não tem uma coisa que polua mais o planeta do que carvão. No Brasil, mais de 60% da energia é hidroelétrica e nos últimos anos mais de 10% é energia solar e eólica. Ou seja, o Brasil começa a exportar combustível alternativo para Japão, Estados Unidos. Exportar etanol é incrível.

Leia mais entrevistas no site da Globo Rural

GR – O que isso muda para o produtor no campo?
Carrere – A John Deere está investindo em combustíveis alternativos, experimentando etanol, biometano e trator elétrico. Até 2026, teremos veículos elétricos e híbridos. O mundo está indo nessa direção, de entender a pegada de carbono, o impacto na soja, no milho. Nós queremos que nossas fábricas sejam mais verdes, assegurar que o alimento seja o mais sustentável possível. E que isso gere dados. Os dados vão mostrar o quanto a cadeia é sustentável. A agricultura não é o vilão, mas vai ser o mocinho do mundo. 

GR – Esse é um movimento global ou estamos à frente?
Carrere – Os produtores brasileiros estão se transformando em um produtor verdadeiramente tecnológico, mais que o europeu ou nos Estados Unidos. Pelo fato de morarmos nos Brasil e o etanol ser uma linguagem comum, o produtor já entende de biocombustível. Na Europa, não tem cliente produtor falando de biocombustíveis do jeito que estão falando aqui.

saiba mais

Indústrias de máquinas projetam crescimento para os próximos anos

 
Source: Rural

Leave a Reply