Skip to main content

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos começou no último domingo (01/05). Nesta primeira fase, animais de todas as idades devem ser vacinados, mas não são todos os estados que participam. O governo mudou a estratégia de vacinação por conta da disponibilidade de doses de vacina.

Leia Também: Vacinação contra aftosa será suspensa em seis estados e no DF

Vacinação contra febre aftosa começa em 1º de maio (Foto: Mapa)

 

Ficam de fora da primeira etapa: Bahia, Espírito Santos, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. 

A expectativa do Ministério da Agricultura é vacinar 107 milhões de animais durante a primeira fase da campanha de vacinação. Além de vacinar o rebanho, o pecuarista deve declarar ao órgão de defesa animal do estado que ele concluiu a vacinação. A declaração deve ser realizada de forma online, ou se não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual, nos prazos estipulados pelo governo.

Clima tempo

De acordo com o boletim da Agroclima, as chuvas devem voltar neste início de maio para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. Entretanto, os acumulados de chuva devem ficar abaixo da média, ou seja, o déficit hídrico que está atingindo essas regiões, ainda não será revertido com as chuvas esperadas para esse período.

A única exceção, segundo a Agroclima, é no Oeste e Norte do Mato Grosso, com chuvas pouco mais abrangentes de 20 a 50 mm. Tendência de tempo favorável principalmente para as safrinhas de milho de algodão do Mato Grosso.

Ouça o CBN Agro, de segunda a sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e às terça-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural

Leave a Reply