Skip to main content

A sucuri é a segunda maior cobra do mundo, perdendo apenas para a píton. Encontrada na América do Sul, principalmente na floresta amazônica, a anaconda já foi protagonista de diversas histórias de ficção. A aparição do animal na novela Pantanal, se transformando em Velho do Rio (Osmar Prado), já mostrou até mesmo como o seu bote pode ser perigoso. Embora não seja venenosa, ela pode matar animais de pequeno porte no campo, como cachorros e bezerros, por estrangulamento. 

LEIA TAMBÉM: Cobra boca de sapo, que aparece em Pantanal, é uma das mais perigosas da região

O remake de Pantanal traz mais um animal da fauna brasileira como protagonista da novela. A sucuri fez a sua primeira aparição no nascimento de Juma (Alanis Guillen). Logo após dar à luz a criança dentro do rio, uma sucuri se aproxima e Maria Marruá (Juliana Paes) se transforma em onça-pintada para salvar a filha.

Cobra que aparece na novela Pantanal é uma sucuri chamada Bonita (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje
 

Cobra atriz

As filmagens dos capítulos em que a sucuri aparece foram feitas com um animal de verdade. A Bonita, nome dado ao animal pelo Centro Amazônico de Herpetologia em Benevides, Pará, tem 4 metros de comprimento e pesa 40 kg. A última aparição na TV mostrou a espécie encontrando Jove (Jesuíta Barbosa) desmaiado na floresta após ser picado por uma cobra “boca de sapo”. Assim como Maria, que se transforma em onça, o personagem Velho do Rio (Osmar Prado) é a sucuri que protege o bioma e os personagens no enredo.

saiba mais

O que é marruá? Entenda expressão que ficou famosa na novela Pantanal

 

 

 

Velho do Rio e a sucuri Bonita (Foto: Reprodução/TV Globo )

 

 

 

A sucuri não é venenosa

Tanto a sucuri-amarela, encontrada no Pantanal, como a sucuri-verde, encontrada na Amazônia, não têm veneno. Dependendo das condições do seu habitat, uma sucuri-verde fêmea pode atingir até 8 metros de comprimento e 200 kg de peso. Com um corpo robusto e extremamente pesado, a forma de caçar e abater as presas é por estrangulamento. A cobra se enrola pelo corpo do alvo e aperta até levá-lo à morte.

Cobra com dentes

Apesar de não ter veneno, a sucuri tem seis fileiras de dentes na boca, que ajudam a agarrar e engolir a presa por inteiro. A cobra semiaquática tem alimentação essencialmente carnívora, ingerindo jacarés, lagartos e capivaras. A digestão da presa, dependendo do tamanho, pode levar meses, período esse em que a cobra fica em repouso.

A sucuri é uma cobra semiaquática que ataca suas presas por meio de estrangulamento (Foto: Aline Valek)

 

saiba mais

Fotógrafo flagra luta entre jacaré e sucuri no Pantanal

 

Não gostam de comer seres humanos

As histórias de ficção podem até mostrar a anaconda como um monstro que ataca e engole por inteiro seres humanos. Entretanto, é muito improvável a sucuri engolir uma pessoa. A boca e estômago do animal não suportam o nosso tamanho. Mesmo assim, se encontrar uma pelo seu caminho, o recomendado é não se aproximar ou ameaçar o animal para evitar acidentes.

Risco para animais no campo

A presença da cobra no Pantanal e na Amazônia pode não colocar em risco a vida dos moradores e trabalhadores do campo, mas ela apresenta perigo para animais domésticos, como cachorros e bezerros. É importante ter cuidado redobrado com esses animais de pequeno e médio porte, visto que existem diversos casos em que cachorros viraram presa da sucuri.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
 
Source: Rural

Leave a Reply