Skip to main content

As regiões de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e Argentina vão terminar a semana com chuvas, inclusive nas regiões produtoras. Com as precipitações diárias, os produtores seguem enfrentando dificuldade para a finalização da colheita da soja no estado.

LEIA TAMBÉM: Tempo seco agrava déficit hídrico e compromete segunda safra de milho

Trabalhos de campo estão sendo afetados no Rio Grande do Sul pelas chuvas diárias (Foto: Getty Images)

 

Nos próximos dias, a metade sul do estado gaúcho pode receber até tempestades e esse sistema deve subir e chegar a Santa Catarina, ao extremo sul do Paraná e até em São Paulo, porém em fraca intensidade. "Nada que possa trazer benefícios para esses estados. Serão apenas pancadas isoladas que não elevarão os níveis de umidade do solo", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

No começo da próxima semana, os mesmos sistemas de instabilidade deverão levar chuvas sobre as áreas produtoras do Sudeste e do Centro-Oeste, que vem sofrendo com o tempo seco e déficit hídrico. "No entanto, essas chuvas previstas para a próxima semana serão irregulares. Não esperem que ocorram chuvas generalizadas, isso não vai acontecer", alerta Santos.

saiba mais

Chuva e frio vão favorecer a principal região de trigo da Argentina, diz bolsa

 

Com isso, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e algumas áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) iniciarão maio com algumas poucas chuvas, remotas e de baixa intensidade que não são capazes de reverter o déficit hídríco, nem elevar os níveis de umidade do solo. Além disso, a passagem desse sistema vai trazer uma queda de temperatura extremamente leve. "O frio fica restrito aos estados do Sul, mas também sem chances para geada", finaliza.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply