Skip to main content

A Indonésia ampliou o escopo de sua proibição de exportação de matérias-primas para óleo de cozinha para incluir óleo de palma bruto e refinado, disse o ministro-chefe da Economia do país nesta quarta-feira (27/04), deixando os mercados em choque com a última reversão de política.

O anúncio inverteu a declaração do ministro um dia antes, em que ele havia dito que a proibição de exportação cobriria apenas a oleína de palma refinada, branqueada e desodorizada.

A mudança estava "em linha com a decisão do presidente e depois de levar em conta o feedback e as opiniões das pessoas", disse Airlangga Hartarto em um breve comunicado.

Leia Também: Indonésia pode restringir mais exportação de óleo de palma

Fruto da palma colhido em fazenda na Indonésia (Foto: Roni Bintang/Reuters)

 

O presidente, Joko Widodo, disse em um comunicado separado que a necessidade das pessoas por alimentos acessíveis superou as preocupações com a receita por enquanto.

"Uma vez atendidas as necessidades domésticas, é claro que vou suspender a proibição de exportação porque sei que o país precisa de impostos,… câmbio,… um superávit na balança comercial, mas atender às necessidades básicas da população é uma prioridade mais importante", disse ele.

Jokowi, como o presidente é popularmente conhecido, disse que a Indonésia tem capacidade suficiente para atender a demanda doméstica, e que é "irônico" que o país esteja enfrentando escassez de óleo de cozinha.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Os mercados de óleo de palma ficaram nervosos antes da proibição e a Indonésia enviou navios e pessoal da Marinha em um esforço para impedir remessas ilegais.

As novas regras deveriam entrar em vigor à meia-noite, no horário local, e a Marinha e outras agências foram instruídas a intensificar as patrulhas nas águas indonésias para garantir o cumprimento, disse o porta-voz da Marinha Julius Widjojono.

Os contratos futuros de óleo de palma na bolsa da Malásia subiram 9,8% na quarta-feira, com alguns participantes do mercado temendo que os exportadores da Indonésia, o maior produtor de óleo de palma do mundo, não pudessem colocar seus produtos a bordo dos navios antes do início da proibição.

Os futuros de óleo de soja dos EUA saltaram mais de 4% para um recorde depois que a Indonésia estendeu a proibição para incluir o CPO.

saiba mais

Demanda por óleo puxa preços da soja em abril, diz Cepea

Supermercado em SP limita compras de óleo de soja

 

Não ficou claro se as empresas de óleo de palma foram informadas da última mudança de política.

Fontes da indústria e traders, que pediram anonimato devido à sensibilidade da questão, disseram estar chocados com o último desenvolvimento.

"É uma medida drástica para conter os preços e esperamos que tenha o efeito pretendido em um curto período e evite prejudicar a indústria", disse uma fonte da indústria de palma.

Um regulamento do Ministério do Comércio divulgado na quarta-feira disse que os exportadores que obtiveram a declaração alfandegária até 27 de abril ainda podem enviar seus produtos.

As restrições da Indonésia elevaram os preços globais do óleo comestível, já que a oferta já estava sufocada por fatores como seca e escassez após a invasão russa da Ucrânia, grande produtor agrícola.

A proibição da Indonésia às exportações de óleo de palma não deve durar mais de um mês devido à infraestrutura limitada para armazenar o óleo excedente e à crescente pressão dos compradores para retomar os embarques, disseram autoridades do setor.

A proibição permaneceria em vigor até que os preços do óleo de cozinha a granel caíssem para 14.000 rúpias (0,9720 dólar) por litro, disse Airlangga.

Em Jacarta, os preços do óleo de cozinha a granel foram oferecidos em cerca de 19.000-20.000 rúpias (1,32 a 1,39 dólar) na quarta-feira, e em outras regiões os preços podem ser mais altos, disse Reynaldi Sarijowan, alto funcionário da tradicional associação de comerciantes do mercado.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural

Leave a Reply