Skip to main content

A cobra "boca de sapo", também conhecida popularmente como jararaca pintada, ganhou destaque nos últimos dias, depois que apareceu na novela Pantanal. A serpente é uma espécie da família Viperidae e pode ser encontrada nas regiões centro-oeste, sudeste e sul do Brasil. Com veneno doloroso e possivelmente letal, a boca de sapo ataca, principalmente, trabalhadores da zona rural – mas só quando se sente ameaçada. Confira a seguir quais são os sintomas da picada o que fazer caso encontre a jararaca pintada na sua propriedade.

Leia Também: O que é marruá? Entenda expressão que ficou famosa na novela Pantanal

A jararaca pintada pode chegar a mais de 1,5 metro sendo considerada perigosa por ser uma espécie peçonhenta, que ataca apenas quando se sente ameaçada (Foto: Yuri Messas)

 

 

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Segundo o biólogo especialista em herpetologia, diretor do Museu Biológico do Instituto Butantan de São Paulo, Giuseppe Puorto, são registrados em média 30 mil acidentes com serpentes por ano no Brasil. “É um número considerável, mas apenas cerca de 150 pessoas morrem como consequência do acidente. A pessoa que mais sofre com esse tipo de ocorrência é o trabalhador rural, homem, entre 15 e 50 anos”, para o biólogo os trabalhadores do campo acabam sendo o foco dos acidentes por estarem expostos diariamente no habitat da serpente.

A Jararaca pode chegar a mais de 1,5 metro sendo considerada perigosa por ser uma espécie peçonhenta, que ataca apenas quando se sente ameaçada. “Ela não é das mais agressivas. Mas a partir do momento em que alguém encontra a jararaca e ela se sente ameaçada, ela se defende picando. Para isso acontecer a pessoa tem que passar muito próxima, a serpente não sai de onde estiver para atacar o ser humano. Ela apenas se torna agressiva quando o perigo é iminente”, afirma o biólogo. 

saiba mais

GR Responde: conheça a cobra urutu-cruzeiro

Serpentário pode ser fonte de renda com vendas de veneno

 

 

Na novela Pantanal, Jove é salvo após beber um chá, o que não funciona para picadas de cobra na vida real (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

O veneno da boca de sapo tem ação local inflamatória e proteolítica. Uma picada pode causar muita dor, vermelhidão e inchaço na região. Outros sintomas que são consequência de uma reação mais forte ao veneno são: infecções secundárias, febre, vômito, desmaio e sudorese. Em casos graves pode ocorrer a necrose do local, seguida de amputação. Complicações no quadro de saúde podem levar à morte, mas os casos são raros. 

Para Giuseppe, no campo sempre existe a possibilidade de encontrar uma serpente. É importante estar atento, a camuflagem da jararaca torna difícil localizar o animal. Na época de cheia do Pantanal, é mais propício encontrar a boca de sapo pelas pontas de terra que ficam fora da água. 

Na trama, o personagem Jove (Jesuíta Barbosa) entra na mata para fotografar a paisagem e é picado pela serpente. Ele desmaia e é salvo tomando um chá preparado no ritual do Velho do Rio (Osmar Prado). Na vida real, a bebida não funcionaria visto que a única cura para a picada de uma jararaca é o soro antiofídico.

Em caso de acidente é importante seguir as seguintes orientações: manter a calma, higienizar o local da picada com água e sabão e localizar o serviço médico mais próximo para que o soro adequado seja aplicado. 

Para localizar a unidade de saúde mais próxima acesse o mapa da Fiocruz de polos que possuem o soro antiofídico 

O que não fazer se você for picado por uma serpente

– Passar qualquer produto que não seja de limpeza no local da picada.

– Não chupar o local da picada. Essa prática é ineficiente e não vai remover o veneno do corpo.

– Não cortar ou amarrar o local da picada.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural

Leave a Reply