Skip to main content

O Rio Grande do Sul pode sofrer com um tornado nos próximos dias. Com a consolidação de um bloqueio atmosférico e uma frente fria atuante na divisa do estado com o Uruguai e a Argentina, muitas nuvens de chuva se formam no local e as condições para temporais aumentam, explica a Climatempo.

LEIA TAMBÉM: Abiove reduz previsão de exportação de soja do Brasil em 2022

Temporais são previstos para o RIo Grande do Sul já no início da última semana de abril (Foto: Unsplash/Reprodução)

 

"A previsão entre terça-feira (26/4) e a quarta (27/4) é de muita chuva, com intensas descargas elétricas, possibilidade de granizo, formação de super-célula e ventania ao longo do dia com rajadas de vento forte de 90 km/h", diz o boletim. Com isso, o estado também deve enfrentar altos riscos de alagamentos, deslizamentos de terra e enchentes de rios e córregos.

No restante do Brasil, a última semana de abril deve ser marcada pela volta do calor. A chuva diminui no Sudeste, Centro-Oeste, parte do Norte e no nordeste da Bahia, com tempo seco.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

"O destaque volta ser o calor intenso sobre grande parte do país, com máximas acima dos 30 °C em vários municípios, com exceção do Sul do Brasil, que volta a registrar temperaturas mais baixas nos próximos dias".

Por conta de uma massa de ar seco associada a um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens carregadas, o tempo seco preocupa. "Nos períodos mais quentes e com pouca ou nenhuma nebulosidade a umidade relativa do ar tende a cair e pode chegar em níveis entre 20% e 30% em várias cidades nas horas mais quentes do dia". O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que a umidade se mantenha em 60%.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply